www.sindijorimg.com.br
Hospitais de Uberlândia vão zerar filas
A Justiça Federal determinou que os hospitais públicos de Uberlândia adotem medidas urgentes para zerar a fila de pacientes que estão à espera de cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal. O juiz Osmar Vaz de Mello da Fonseca Júnior considerou que a omissão das entidades envolvidas pode gerar dano irreparável com consequências irreversíveis à saúde dos inúmeros pacientes. “Assim, a persistir a demora do Estado de Minas Gerais em regularizar a sua participação nos custos compartilhados do SUS, apresentar-se-á inconteste a necessidade de sequestro de valores”, disse. (Diário de Uberlândia)
UPA de Nova Serra é certificada
A UPA de Nova Serrana recebeu na sexta-feira, 16, a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em virtude da boa qualidade do serviço oferecido aos usuários da Saúde Pública. a ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde em todo o Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação. Desde sua criação, a ONA coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento. (Jornal Agora – Divinópolis)
Contorno de Cataguases será concluído
O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) concluiu a implantação e pavimentação de 1,9 quilômetro e a restauração dos 4,5 quilômetros do Contorno de Cataguases, na Zona da Mata. A próxima etapa é executar a drenagem e instalar a sinalização horizontal e vertical. Com os avanços, a obra já atingiu mais de 90% de avanço físico do projeto e deverá ser concluída até o final de dezembro. No total, são 6,4 quilômetros de pistas implantadas e restauradas, com investimento de R$ 15 milhões, por meio do Provias, maior programa de obras rodoviárias da última década em Minas. (Gazeta de Muriaé)
Câmara de Virgínia ganha nova sede
Em sessão solene, a Câmara Municipal de Virgínia inaugurou sua nova sede própria, denominada ‘Lucio Flavio de Carvalho Brito’. Fizeram parte da mesa das autoridades além do presidente da Câmara, vereador Adriano Pereira Brito, o vice-presidente, vereador Luiz Alberto Ribeiro, o secretário da mesa, vereador Gastão Celso Brito Pereira, o vice-prefeito de Virgínia, Bruno Ribeiro Negreiros, e os vereadores Anderson Chagas Ribeiro, Devair Dimas Marins, Diego de Almeida Marins, Lucas Vitor Delfino, Olavo Ribeiro Mira e Vanildo Gonçalves de Almeida. (Jornal Panorama – São Lourenço)
Santa Casa de Patrocínio tem ampliação
O prefeito Deiró Marra, acompanhado de convidados e autoridades, participou da inauguração de dois novos espaços no Hospital Santa Casa de Patrocínio, a nova unidade de internação 1º A com 38 leitos de clínica médica e a sala de Hemodinâmica do Centro da Vida – Hospital do Coração de Patrocínio. Durante sua fala, o prefeito Deiró Marra ressaltou a importância das melhorias na Santa Casa para a saúde de Patrocínio e reforçou o apoio do Governo Municipal ao trabalho prestado pelo hospital. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)
Saae entrega novo reservatório
A obra do novo sistema de abastecimento e reservação beneficiará mais de 40 bairros e 5 comunidades rurais da região sudoeste da cidade de Itaúna. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), entregou o reservatório “Márcio Faria Campos”. A obra tem capacidade de 2,5 milhões de litros de água tratada e beneficiará mais de quarenta bairros e cinco comunidades rurais. Um investimento de mais de 10 milhões de reais. (Integração – Itaúna)
Prefeitura entrega 480 residências
Foram entregues as chaves dos Residenciais Ibituruna I e II. As unidades habitacionais fazem parte do programa “Casa Verde e Amarela”, antigo “Minha Casa Minha Vida”. São 480 apartamentos localizados na rua Monte Gilboa, bairro Vila dos Montes. De acordo com a Prefeitura de Valadares, 2.224 famílias foram beneficiadas neste ano pela Política de Habitação. O prefeito André Merlo abriu a solenidade expressando a satisfação em cumprir com este compromisso com as famílias. “O que mais importa ao entregarmos estas unidades habitacionais é atendermos a necessidade das pessoas em ter sua casa própria”, afirmou. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
120 imóveis do programa irregulares
O presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Davidson Chagas, revelou que cerca de 120 casas do projeto federal Minha Casa Minha Vida estão em situação irregular em Uberaba. A situação prejudica o andamento da fila de famílias desabrigadas, que gira em torno de 3.200, atualmente. Para ser considerada irregular, a habitação tem que estar desocupada ou ocupada de maneira clandestina. E a fiscalização é obrigação do ente público, em Uberaba representado pela Cohagra, e dos bancos financiadores, como BB e Caixa Econômica Federal. Verificada a situação ilegal, a Cohagra encaminha para os bancos os documentos para negociarem a reintegração de posse. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Uma luz brilha no horizonte – o exemplo de Maria
Joe Laramie, S.J., o diretor nacional do Apostolado da Oração – a Rede de Oração do Papa – mora em Milwaukee nos Estados Unidos. Ele escreveu um artigo muito interessante sobre Maria, a mãe de Jesus. Segundo ele, ela foi um tabernáculo vivo – um templo vivo pois recebeu e levou dentro de si a Jesus, o Filho de Deus.
Em nossa família toda vez que havia uma gravidez, temos observado – como lembrou Laramie, que “as gestantes costumam falar com seus bebês antes de nascerem: ‘Te amo! Mal posso esperar para ver você!’” Naturalmente sai da boca da futura mãe os pedidos especiais: “Pai, proteja esta criança. Mantenha-a segura e saudável.”
Podemos imaginar Maria, como uma mulher de fé e amor, fazendo isso também. Ela muito provavelmente, agia muito parecido a toda jovem grávida, que executa suas tarefas e atividades diárias.
Em seu seio, como diz o escritor católico, pela primeira vez na história, Deus se torna humano. E Maria o carrega silenciosa e poderosamente. Ela é um tabernáculo vivo.
Mas – de uma forma diferente, indefinível, mas real – também levamos Cristo dentro de nós depois de O convidarmos e O recebermos no encontro pessoal, e desde então, até o final de nossa vida.
Lembro-me no meio de uma situação muito difícil em minha vida – ainda jovem – quando, num grupo de oração recebendo a oração de um grupo muito fiel e dedicado de irmãos, vi “no Espírito” que apesar de ter falhado com Ele, Ele, o Cristo vivo, ainda permanecia dentro de mim! Foi uma alegria tão profunda – um dia memorável em minha vida!
O apóstolo Paulo assim se expressou: Cristo em nós, a esperança da glória!
Ter ou ser um tabernáculo ou templo está arraigado à tradição judaica. Pois foi Deus Adonai que instruiu a Moisés a construir a arca para o tabernáculo – uma caixa feita de madeira de acácia, coberta de ouro, com um anjo de ouro em cada extremidade (Êx 25).
É naquela arca, ou tabernáculo, que o povo de Deus colocou as tábuas de pedra dadas a Moisés no Monte Sinai. Além disso, Deus deu instruções também de preservá-la dentro de uma grande tenda, e por fora, ficava o local onde todo o povo se reunia para oração e adoração. Assim, em certo sentido, há três tabernáculos em um: Deus habita na arca central, com Moisés na tenda e o povo reunido no espaço circundante.
Todos os sábados era ali que se reuniam. Depois, quando tinham de continuar em sua peregrinação pelo deserto, dobravam e “empacotavam” tudo, e caminhavam, até chegar novamente o sétimo dia. Uma espécie de site de adoração móvel.
Ali, no Santo dos Santos, na Arca, Deus prometeu habitar com eles em sua longa e perigosa jornada pelo deserto até a terra prometida. E mais tarde, em Jerusalém, sob o governo dos reis Davi e Salomão, o Templo foi erguido, um tabernáculo permanente.
Jesus disse: Eu sou o pão da vida! E toda a vez que celebramos a Ceia do Senhor, estamos nos referindo a estes momentos memoráveis – tanto do deserto do povo judeu, como do caminho amargo e doloroso de Jesus, morrendo pelos nossos pecados.
Uma conclusão óbvia: o povo judeu entendeu que Deus reina sobre o mundo inteiro. A pele do rosto de Moisés brilhava após ter estado na tenda junto à arca, falando com o Rei do Universo.
Assim, Deus se fez e se faz verdadeiramente presente: sobretudo, na pessoa de Jesus, e por isso Ele se chama “Deus conosco”; e também em cada um de nós que O aceita e segue.
Deste ponto de vista, Maria – a mãe do Senhor Jesus – nos ajuda a entender como é que Deus está presente em nossas vidas diárias. Enquanto o menino Jesus crescia em seu ventre, ela O carregava e com Ele conversava, como o fazem todas as mães do nosso planeta.
Você não está sozinho. Deus fez tudo tão fácil para poder estar em nós.
Nesta época especial do ano, separe um tempo para contemplar o Deus vivo dentro de você!
Lembre-se do que Ele disse: Eu vim, não para julgar o mundo… Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância!… O filho do homem veio para salvar o que se havia perdido!
Celebre no tabernáculo do seu próprio corpo a presença do Cristo vivo!
Celebre-O com sua família – Ele disse também: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei também.
Por fim, esteja também numa comunidade onde esse Deus único e vivo e celebrado!
Lembremo-nos sempre, porém, que Jesus não veio trazer uma religião, mas um estilo de vida. Assim como Ele vivia, como Ele tratava as pessoas – especialmente, os desfavorecidos, os doentes – Ele quer que nós o façamos também.
A religião exige muitas coisas, e pode ser um estorvo, um empecilho para seguir a Jesus de verdade.
A adoração de verdade é cuidar dos pequeninos, é estar presente na vida dos outros, dos mais fracos, dos necessitados! Assim como Maria!
(As crônicas têm um podcast. Se você enviar seu e-mail, terei muito prazer em enviá-lo para você. Até – talvez você conheça alguém que não gosta de ler, mas gostaria de ouvir…)
Rev. Rudi Augusto Krüger – Diretor, Faculdade Uriel de Almeida Leitão; Coordenador, Capelanias da Rede de Ensino Doctum – UniDoctum E-mails: [email protected] ou [email protected]