A pesquisa científica é um processo fundamental para o avanço do conhecimento humano e para e melhoria da qualidade de vida da sociedade. No Brasil, a pesquisa científica, tem uma importância ainda maior, uma vez que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do país.
Um dos principais benefícios da pesquisa científica para o Brasil é a geração de novas tecnologias e soluções. A partir das descobertas científicas, é possível desenvolver novos produtos, processos e serviços que podem ser utilizados em diversos setores da economia, como indústria, agricultura e saúde. Além disso, a pesquisa científica também pode contribuir para otimização de processos produtivos, redução de custos e criação de novos mercados.
Outro benefício importante da pesquisa científica para o Brasil, é o desenvolvimento de conhecimento e recursos humanos altamente qualificados. A educação e o treinamento de pesquisadores, técnicos e profissionais capacitados são essenciais para a criação de uma cultura de inovação, para geração de novas ideais e soluções. Isso pode gerar um ciclo virtuoso, uma vez que pesquisadores podem gerar novos conhecimentos, desenvolver novas tecnologias e soluções e formar novos pesquisadores criando um espiral ascendente de desenvolvimento científico e tecnológico no país.
Além disso, a pesquisa científica pode contribuir para a solução de problemas sociais e para o avanço da qualidade de vida da população, a partir de pesquisas sobre questões relacionadas a saúde, ao meio ambiente, a educação, a violência entre outras, sendo possível gerar soluções que impactam positivamente a sociedade. Isso também se reflete em termos no país melhores políticas públicas que possam proporcionar o avanço no conhecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias para atender melhor as demandas existentes, como remédios, vacinas, tratamentos em saúde mais eficazes, e melhor uso dos recursos naturais dentro dos preceitos do desenvolvimento sustentável.
Outro ponto importante para o desenvolvimento da ciência no Brasil, é o investimento em infraestrutura adequada. Isso contempla desde de equipamentos de pesquisa de ponta e até a criação de ambientes favoráveis à inovação, como incubadoras de startups e parques tecnológicos.
A colaboração entre academia e indústria, também é fundamental para fomentar a inovação tecnológica. Uma maior aproximação entre as duas esferas pode contribuir para que as pesquisas realizadas tenham aplicação prática e possam ser utilizadas pela indústria, gerando mais empregos e renda.
Por fim, é fundamental investir na formação e capacitação de recursos humanos qualificados em ciência e tecnologia de ponta e se tornar referência, mas antes é preciso superar os desafios existentes, investir de forma estratégica, com uma política de incentivo mais adequada, é possível tornar o país mais competitivo no mercado, no cenário internacional e contribuir para solucionar desafios socioeconômicos, ambientais e tecnológicos.
- Rosane Gomes de Oliveira. Doutora em Biotecnologia. Mestre em Ciências Naturais e Saúde. Pesquisadora/Professora. Bióloga e Coordenadora da Pós-graduação “ Lato sensu” em Saneamento, Meio Ambiente e Saúde do Centro Universitário de Caratinga-UNEC