* Laneri Diana da Silva
O ensino de língua estrangeira nos dias atuais assume uma posição de extrema importância e é bem aceita por uma grande parte da sociedade. Muitos são os benefícios que envolvem o individuo que domina outros idiomas. Em um mundo tão globalizado e aberto a novas situações de convívio, um idioma universal se faz presente e toma seu lugar em meio a estudantes de varias idades e de diversas culturas, que visam um único objetivo que é estar conectado com o resto do mundo.
Quanto ao fato da escolha pelo segundo idioma não se pode negar o papel econômico que está envolvido ao se falar de Língua Inglesa, uma vez que negócios e tratados com outros países são efetivados tendo o Inglês como idioma padrão, ato que acontece com clareza ao redor do mundo, dando a cada dia mais um papel de extrema importância para o idioma aqui em questão. Assim, a Língua Inglesa assume um papel de união, seja dentro de uma única sala de aula, ou seja, frente a esse gigantesco mundo cultural cada vez mais globalizado e acessível a todos.
Seja para tratar de negócios ou para o lazer saber Inglês se tornou hoje fator determinante e não mais um item a ser agregado aos currículos como antigamente
Se tratando de viagens para o exterior, é inegável que quando se fala Inglês essa se torna mais prazerosa e proveitosa. Pode ser que as viagens aconteçam sem se falar Inglês, mas é fato que não se terá o mesmo nível de conhecimento cultural agregado aos valores adquiridos, uma vez que o idioma de um país está diretamente ligado ao seu conteúdo cultural. Isso sem falar dos programas de intercâmbio cada vez mais disseminados até mesmo em cidades pequenas como a nossa. É muito comum atualmente jovem estudantes se programarem para estudarem no exterior, ou aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais em outros países, tendo o Inglês na ponta da língua como requisito primordial.
Não se pode definir um método milagroso para se aprender o idioma, o que precisa mesmo é uma dedicação permanente por parte do aluno e pais envolvidos nesse processo.
Lev Semenovitch Vygotsky priorizava o fato de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, ressaltando assim a ideia de que ‘o momento de maior significado no curso do desenvolvimento intelectual, que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata, acontece quando a fala e a prática, então duas linhas completamente independentes de desenvolvimento, convergem’. Ou seja, quando o aluno encontra um verdadeiro motivo real de uso para o que aprende.
Na verdade é um processo longo tanto para crianças quanto para adultos, o que não podemos negar é que essa necessidade se faz maior a cada dia.
Conhecer essa realidade de necessidade e urgência quanto ao estudo da Língua Inglesa é imprescindível atualmente uma vez que esse idioma amplamente difundido se encontra presente de uma forma ou de outra na vida de cada um.
Laneri Diana da Silva Vicente.
-Pos graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.
-Professora de Língua Inglesa na Escola Professor Jairo Grossi.
-Professora do Centro Universitário de Caratinga. UNEC
Mais informações do autor(a)acesse: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8483837D6