Por Patrícia Nayara Estevam*
Olá, leitor!
A Páscoa está chegando e com ela é impossível não pensar em chocolate, não é mesmo?
Por mais que saibamos que a Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus, tradicionalmente nós associamos a Páscoa ao coelhinho e aos ovos de chocolate.
Fruto do cacaueiro, o cacau é o principal ingrediente do chocolate e muitas pessoas pensam no chocolate, como um grande vilão da saúde, estando muito relacionado com o aumento de peso. No entanto, o que muitos não sabem é que o cacau em si é um alimento funcional que apresenta uma série de benefícios para a nossa saúde, como por exemplo, ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora.
Curiosamente, a data exata em que os humanos começaram a produzir o chocolate ainda é um doce enigma, mas o que podemos afirmar é que ele sempre foi considerado um alimento dos deuses.
Saboroso, porém com alto teor de açúcar, gordura e muitas calorias, os ovos de Páscoa devem ser consumidos com moderação, para que não se torne um alimento prejudicial à saúde. A grande maioria deles é composta de manteiga de cacau, massa de cacau, açúcar branco e leite de vaca integral.
Mas afinal, como aproveitar a Páscoa sem ganhar aqueles quilinhos indesejados? Acompanhe comigo algumas dicas importantes.
– Prefira as versões mais saudáveis, como aquelas com teor de cacau superior a 70%.
– Leia o rótulo do produto: os ingredientes sempre estão em ordem decrescente, ou seja, o ingrediente que aparece em primeiro lugar é o que está em maior quantidade no produto.
– Deixe para saborear o doce depois das refeições principais, assim a saciedade será alcançada com porções menores, evitando o consumo excessivo de chocolate.
– E lembrando que o chocolate branco (infelizmente) não possui os benefícios advindos do cacau.
E para finalizar as dicas de hoje, é preciso lembrar que se você é diabético e gosta de chocolate, deve optar por uma versão sem açúcar e para os intolerantes à lactose, já existem opções no mercado sem lactose também.
Aproveite essa delícia com moderação e desfrute de todos os benefícios nutricionais que o cacau pode te oferecer!
- Figura: cacau in natura
*Patrícia Nayara Estevam é nutricionista (CRN9:22025), pós-graduada em Docência do ensino superior; Nutrição clínica, metabolismo, prática e terapia nutricional; Nutrição em saúde pública; e Nutrição esportiva e funcional. Atualmente é graduanda em Gestão hospitalar, tutora educacional no Grupo Educacional FAVENI, e ministra aulas nos cursos de graduação e pós-graduação na mesma instituição de ensino.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1513733884000380