Sicoob Credcooper lidera Campanha Nacional de Vendas 2018, no produto cobrança bancária
CARATINGA- O Sicoob Credcooper foi destaque na Campanha Nacional de Vendas (CNV) 2018. A cooperativa alcançou o 1° lugar no produto cobrança bancária. A premiação aconteceu durante o evento Vende Sicoob, nos dias 15 e 16 de março de 2019, no Centro Internacional de Convenções em Brasília. Participaram representantes de todo o sistema Sicoob, em um momento de celebração de conquistas, promovendo inspiração através de palestras e painéis, onde as cooperativas foram reconhecidas por seu protagonismo coletivo.
A PREMIAÇÃO
A CNV é uma campanha interna de incentivo às vendas, promovida pelo Sicoob Confederação e Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), que teve vigência durante todo o ano de 2018. O objetivo é dar continuidade ao projeto de consolidação do Sicoob no mercado de produtos e serviços financeiros a nível nacional, permitindo com que a cooperativa seja percebida como a principal, ou mesmo, a única instituição financeira do cooperado.
As cooperativas participantes foram premiadas em três momentos distintos por meio de comissionamento, bens e serviços. Os destaques foram classificados nas modalidades Grande Prêmio Anual, Aceleradores e Troféu Fidelidade, sendo as cooperativas divididas em três grupos.
Conforme Hugo Leonardo Mendes Graciano, diretor financeiro do Sicoob Credcooper, a cooperativa celebrou a noite memorável com muita alegria pelo mérito alcançado, recebendo a premiação do Troféu Fidelidade na categoria cobrança bancária. “Estamos muito felizes com essa premiação que é de renome nacional. Hoje no sistema Sicoob somos 459 cooperativas singulares e tivemos, de acordo com o empenho de toda nossa equipe, a honra de ser premiados em primeiro lugar no produto cobrança bancária, em crescimento percentual. Ficamos 10% à frente do segundo colocado, o que nos deu o troféu e a premiação em volume em dinheiro, que foi para a sobra do nosso associado. Então, nosso associado que nos prestigiou na cobrança bancária também teve um retorno”.
Além do troféu, a cooperativa ainda ganhou uma viagem para realização de intercâmbio sobre o cooperativismo no Canadá. “Nós ganhamos uma viagem que será realizada no dia 2 de junho. Vamos ter a oportunidade de conhecer o Sistema Cooperativista Desjardins, que é uma forma única de fazer cooperativismo. Hoje Canadá é um símbolo do cooperativismo, mais de 80% da população está num sistema cooperativista. O Brasil está caminhando para esse número, em busca de difundi-lo. É a oportunidade de conhecer um sistema que dá certo, que os associados têm vantagens e benefícios, todos em prol de um bem comum”.
PRODUTOS E SERVIÇOS
O resultado expressivo é fruto de trabalho coletivo e estratégia. Tiago Franco, gerente de Negócios, destaca que a equipe se uniu e gerou bons negócios, não somente em Caratinga, mas também nas oito agências em que o Sicoob Credcooper está inserido na região. “Toda a equipe, juntamente com os associados, acreditou no produto e fez toda a diferença, diferença essa que conseguimos o prêmio não para nós, mas para os associados. Deixamos o convite para vocês associados a realizar cada dia mais negócios no cooperativismo. Através da união podemos fazer muito mais negócios e trazer a igualdade social para a comunidade”.
Tiago explica que a cobrança bancária atualmente é uma das maiores receitas em produtos e serviços do Sicoob Credcooper. “Foi engajamento não só das agências, mas do Centro Administrativo onde temos o setor especialista no produto, em que abrimos várias ideias e estratégias, para que possamos alcançar melhor eficiência no produto e para o associado, porque essa receita retorna para o bolso do cooperado”.
Juliano Ribeiro Rodrigues Ferreira, responsável pela área de produtos e serviços, enfatiza que é preciso trabalhar a base, identificando o perfil de cada associado. “Entender qual a necessidade que cada associado tem com relação ao portfólio que nós temos e oferecer, explicar todos os benefícios, todas as argumentações para que ele veja a importância que vai ter na vida dele, com determinado produto, seja um seguro de vida ou consórcio, por exemplo, que é um produto que nenhuma outra instituição financeira consegue taxas tão boas quanto a nossa cooperativa. E realiza o sonho dos associados, às vezes é adquirir um veículo ou uma casa”.
Especificamente, no produto cobrança bancária, que fez do Sicoob Credcooper referência nacional 2018, a estratégia também foi identificação do perfil do cooperado, como cita Juliano. “Temos um público enorme de pessoas jurídicas que trabalha no comércio, que tem a necessidade de trabalhar com o serviço de cobrança bancária, que é emissão de boleto na empresa dele. Mostramos os benefícios, que nossas taxas e tarifas são as melhores do mercado. Começaram a trabalhar conosco, vendo a nossa responsabilidade, nosso profissionalismo e pouquinho a pouquinho fomos conquistando todo esse público, que somos muito gratos”.
Para 2019, o objetivo é superar os excelentes resultados de 2018 e difundir o cooperativismo. “Mostrar não só para os associados, mas todo o público de Caratinga e região, os benefícios. Para que mesmo aquela pessoa que ainda não é associado venha se associar, conhecer os benefícios dos nossos produtos, porque sem dúvida a qualidade não deixa nada a desejar e, em contrapartida, tem um valor muito menor. Então nossa intenção é expandir nossos produtos para a toda população economicamente ativa da nossa região”.
GRATIDÃO
A CNV mostrou a força da união sistêmica e um desempenho sem precedentes na história do Sicoob. O resultado conquistado é muito significativo, pois amplia o relacionamento operacional com os cooperados, eleva a cultura comercial e fortalece a cooperativa, o sistema e o cooperativismo financeiro como um todo.
O Sicoob Credcooper mais uma vez marcou história em rede nacional com excelência e profissionalismo. Para o presidente do Conselho de Administração, Kdner Andrade Valadares, o sentimento é de gratidão. “É algo que veio marcar um trabalho muito bem elaborado pela nossa equipe do setor de Produtos, comandada pelo Juliano e gerenciada pelo Tiago Franco. Dentre diversos produtos, nós conseguimos através do apoio do nosso associado, do trabalho muito bem elaborado pelo Bancoob e Sicoob Confederação, na questão de agilidade e formação da nossa cobrança bancária, a conquista do 1° lugar a nível nacional. A região de Caratinga competiu com São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outros estados muito fortes e alcançamos esse resultado”.
Kdner finaliza ressaltando a importância da equipe e do associado nas conquistas da cooperativa. “É algo gratificante, que realmente compensou um trabalho muito bem elaborado pelos nossos gerentes. Deixamos nosso agradecimento especialmente a nosso associado, que acreditou na cooperativa e no produto; e aos nossos funcionários que não descansaram enquanto não conquistaram essa vitória. Na caderneta de Poupança, infelizmente, perdemos o primeiro lugar na reta de chegada, mas aqui também fica nosso reconhecimento à equipe de funcionários e à cooperativa vencedora neste produto, que também realizou um grande trabalho”.