Em entrevista ao DIÁRIO, candidato a deputado estadual pelo PV fala sobre suas propostas
CARATINGA- Reginaldo Eustáquio, 39 anos, o ‘Professor Reginaldo’, é candidato a deputado estadual pelo PV. Natural de Caratinga e residente em Bom Jesus do Galho, começou a trabalhar desde a infância para ajudar no sustento da família, por isso, decidiu parar os estudos após concluir a antiga 4ª série na Escola Estadual Pedro Martins Pereira.
Uma trajetória marcada pelo trabalho, seja como capinador rural e de lotes, fazendo bloquetes, na panha de café, hortas, como serralheiro (chegando a montar uma serralheria) ou atuando com sistemas elétricos. Ao ver que os estudos lhe faziam falta, aos 18 anos, decidiu estudar no Centro Estadual de Educação Continuada de Caratinga (Cesec), onde com 11 meses, fazendo duas provas semanais, concluiu o Ensino Fundamental. Em seguida, ingressou na Escola Estadual Padre Dionísio Homem de Faria e concluiu o Ensino Médio.
Ele não parou mais de estudar. Atua há 16 anos na área de educação, foi professor de ensino básico (infantil, fundamental e médio) e supletivo. Mestre em Ensino de Física pela PUCMinas, possui especialização em Ensino de Física/Docência de Ensino Superior e Gestão. É graduado em Licenciatura Plena em Física pelo Centro Universitário de Caratinga, recebeu a placa aluno revelação e a Láurea Acadêmica, além do mérito acadêmico como professor. Venceu o VII Prêmio de Divulgação Científica da Secretaria Estadual de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Foi coordenador do Escritório Escola Engenheiros do Povo e do curso de Engenharia Elétrica (Faculdades Doctum). Atua na área de divulgação científica, por meio de palestras e programa de TV.
Nesta entrevista, Reginaldo apresenta suas principais propostas ao eleitor e faz um balanço da campanha.
Como o senhor se descreve para os eleitores?
Minha trajetória me descreve, uma pessoa que aos 18 anos de idade não tinha a quinta série. Com muita humildade e fé consegui vencer! Considero-me extremamente persistente e iluminado por Deus. Peço que pesquisem sobre o professor Reginaldo e poderão entender a descrição.
O que lhe motivou a ingressar na política?
A necessidade da renovação e o ato de Transformar, poder fazer algo. Minha missão de vida é o desenvolvimento do ser humano, a política é uma importante e necessária ferramenta para esta missão, poderei transformar mais vidas.
Por que a escolha do PV?
A ideologia partidária, dentre as quais destaco “desenvolvimento sustentável, diminuição da desigualdade social e o pacifismo”.
O senhor é mestre em Ensino de Física. Como avalia o incentivo ao ensino, pesquisa e tecnologia no País atualmente?
Olha! Nosso País possui um sistema de ensino arcaico; sem incentivo real a inovação pedagógica e sem investimento na cultura do desenvolvimento pessoal pautado nos estudos. Pesquisa e tecnologia? Qual? Vou responder a pergunta com uma questão: Quantos prêmios Nobel têm em ciência e tecnologia? As políticas de investimentos em pesquisas, são fundamentais para tirar o Brasil do cenário subdesenvolvido. O Brasil obscureceu o futuro cortando parte dos investimentos. Israel investe 4,2% do seu PIB (Produto Interno Bruto) em pesquisa e desenvolvimento, o Japão investe 3,4% do seu PIB. A única solução para o Brasil é investir em educação de qualidade e pesquisa. Olhe os países do pós guerra, investiram em educação. Mostre-me um país que investe em educação e pesquisa e continua subdesenvolvido.
O senhor defende a Educação e Empreendedorismo em conjunto. De que forma as duas áreas estão ligadas?
Somos educados assim: “Estude, cresça e arranje um bom emprego”. Bom, esta cartilha funcionava na década de 70, hoje em um mundo em constante transformação, quem pensa assim vai se formar, pendurar o diploma e ficar desempregado. Nenhuma empresa quer contratar pessoas que deem trabalho, querem um empreendedor que apresente soluções. Temos a mania de pensar em empreendedor, apenas aquele que monta um negócio. A educação que anseio, deve-se trabalhar o conteúdo técnico e mostrar o que fazer com aquele conteúdo estudado. Quantos de nós simplesmente não sabe por que estudamos alguns temas? Arrisco-me a dizer que muitos professores não sabem por que ensinam. A educação tem de ser para vida. Ao trabalhar a inteligência emocional e alinhá-la com o ensino técnico, podemos capacitar o aluno a desenvolver novos métodos, agir de forma inovadora, identificar e criar oportunidades. Isto é empreender! Um funcionário com estas qualidades. Que mostre soluções. Qual empresa não quer?
Como um profissional da área de Educação, em sua opinião, quais são os principais anseios da classe?
O mesmo da nossa sociedade: Serem ouvidos, compreendidos e orientados em busca da realização do sonho.
Sem experiência legislativa, como o senhor pretende contribuir e se articular em busca de recursos para a região?
A minha experiência como professor, contribuirá para saber ouvir e apontar soluções. Minha experiência como coordenador de curso, possibilitar-me-á conduzir e articular discussões em busca dos objetivos. Sendo empresário e empreendedor usarei esta experiência para entender as necessidades e saber as ações necessárias. Quanto a nossa região, ninguém conhece mais do que o morador; precisamos de alguém da nossa região e por isto aqui estou.
Qual avaliação o senhor faz da campanha até o momento?
Com os recursos que dispomos (muito pouco digo quase nada) conseguimos um resultado extraordinário. Estamos numa crescente, tendo uma boa aceitação. A única explicação é “Deus está nos guiando”. Ouço muito “Nunca vi um pobre como candidato a deputado estadual”, mas com trabalho, persistência, você e Deus, vamos conseguir.