CARATINGA – Alunos do primeiro período do curso de Pedagogia desenvolveram o trabalho interdisciplinar com apoio do Núcleo de Orientação e Apoio à Prática de Formação, com ênfase nas áreas de Antropologia, Educação, Arte, Literatura Infantil e Juvenil. A exposição das obras estudadas foi apresentada na segunda-feira, 15.
Segundo a coordenadora do Instituto Superior de Educação do Centro Universitário de Caratinga (UNEC), professora Celeste Aparecida Dias, o objetivo do trabalho é identificar problemas socioculturais e educacionais expressos nas artes e na literatura infantil e juvenil dos diversos contextos históricos com postura investigativa, integrativa e propositiva. “Trabalhamos para contribuir com a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras e para a garantia de ações afirmativas na defesa dos direitos humanos”, explica.
O termo interdisciplinaridade tem origem na composição da palavra latina inter, que significa em relação, reciprocidade ou interação, e disciplina, que remete à forma de organizar e de concentrar as pesquisas e as experiências dentro de uma perspectiva de ensino.
A professora Eci Fernandes Soares Ricardo, coordenadora do curso de Pedagogia e integrante da equipe operacional do primeiro período, busca fazer os alunos “reconhecerem o ser humano como agente produtor e divulgador da cultura e a escola e seus profissionais como agentes fomentadores de tal produção e divulgação”.
Ela aponta como meta específica para o trabalho a busca por analisar a forma como as relações sociais e políticas e as identidades culturais dos grupos minoritários se manifestam nas obras artístico-literárias, produzidas nas diversas épocas históricas. “Pretendemos também fazer com que o estudante tenha conhecimento da influência das artes e da literatura infantil e juvenil na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, manifestados na cultura do desenho infantil, das narrativas de contos de fadas nas famílias e em outras manifestações artísticas e literárias no cotidiano das salas de aula”, reforça a professora.
O trabalho possibilitou aos alunos o domínio para produzir materiais didáticos referentes às questões de Identidade Cultural no Brasil, utilizando obras de arte, manifestos culturais, textos, músicas, acervos públicos e outras ferramentas que possam subsidiar a montagem de uma exposição temática. Os alunos fizeram pesquisas documentais sobre manifestações e expressões artísticas nos formatos de obras de arte visuais dos contextos do Barroco Brasileiro, do Academicismo, do Modernismo Brasileiro, bem como de documentos textuais, obras literárias infantis, manifestos, estendendo os estudos para obras musicais de contextos diversos.
“Toda busca referencial de acesso ao material pesquisado foi orientada pelas linhas de abordagens definidas como temática central que são as questões que envolvem a Identidade Cultural Brasileira, suas raízes culturais, seus aspectos de transplantação, de adaptação, de releituras, do sincretismo religioso, bem como as formulações construídas para fundamentar as noções da cultura brasileira e sua diversidade”, conclui a professora Eci.