CARATINGA – Um incêndio na tarde desta segunda-feira (29) destruiu parte de uma casa no Córrego dos Manducas, distrito de Sapucaia, zona rural de Caratinga. Quatro irmãos idosos com deficiência intelectual estavam na residência no momento em que, segundo as primeiras informações, um curto-circuito na sala teria provocado as chamas.
A cuidadora Maria de Lurdes Soares, de 55 anos, que é irmã dos idosos, conseguiu retirar três dos irmãos com vida, mas Joanes Soares, 72 anos, foi atingido gravemente pelo fogo. Ele foi resgatado já com queimaduras extensas, especialmente da cintura para baixo, e encaminhado em estado grave pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Eu vi a fumaça preta e corri”
Emocionada, Maria de Lurdes relatou os momentos de desespero. “Eu estava na minha casa, que é próxima, quando senti o cheiro de fumaça. Olhei e vi aquela fumaça preta. Corri e encontrei dois dos meus irmãos, o Sebastião e o Ari. Consegui carregar os dois para fora. Mas o Joanes, que sempre fica sentado aqui no banco ou na casa da minha irmã do fundo, não estava. Começamos a gritar até que meu cunhado, com uma lanterna, o encontrou em cima da cama. O meu sobrinho Jefferson pulou pela janela e conseguiu tirá-lo, já todo queimado”, contou.
Segundo Maria, nada estava ligado além da televisão, reforçando a hipótese de curto-circuito. “Foi tudo muito rápido. As chamas foram apagadas pelos vizinhos e familiares, jogando água até os bombeiros chegarem”, completou.
Ação solidária
Apesar da gravidade, as chamas foram controladas antes que atingissem toda a casa, graças à mobilização popular. Os Bombeiros Militares compareceram e fizeram os trabalhos de rescaldo, mas o fogo já havia sido contido pela vizinhança.
Além de Joanes, estavam na casa os irmãos de 66, 77 e 79 anos, que foram salvos sem ferimentos graves.

