Argentino condenado por tráfico no município de Inhapim cumprirá pena na Argentina após atuação do MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, obteve a transferência internacional do argentino Federico Sebastián López, condenado em Inhapim, município da região do Rio Doce, por tráfico de drogas e associação criminosa, para que cumpra a pena em seu país de origem.

López foi preso em Inhapim, em 2018, após investigações apontarem que ele e outro envolvido armazenavam grande quantidade de drogas em uma residência no bairro das Flores. Na operação, foram apreendidos mais de três quilos de maconha e diversas porções de cocaína prontas para venda. Ele foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto, além do pagamento de multa.

Após a condenação, López deixou o Brasil, tornando-se foragido da Justiça mineira. A pedido do MPMG, ele foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol, instrumento internacional que permite a captura de criminosos em outros países. Em 29 de setembro de 2024, foi preso em Buenos Aires pelas autoridades argentinas, em cumprimento à ordem internacional de prisão emitida pela Justiça de Inhapim.

Inicialmente, o MPMG solicitou a extradição de López para que cumprisse a pena no Brasil. Entretanto, a condição de argentino nato inviabilizaria tal procedimento. Assim, buscando evitar a impunidade e considerando que a família do sentenciado reside na Argentina e em conformidade com um acordo internacional firmado entre países do Mercosul, o governo argentino aceitou a transferência proposta pelo Ministério Público mineiro. Assim, López permanecerá detido em território argentino até o término da pena, previsto para maio de 2028.

Para o promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, responsável pelo caso, “a prisão e a transferência representam uma vitória contra a impunidade e demonstram a eficácia da cooperação internacional no combate ao tráfico de drogas, garantindo que a condenação brasileira seja integralmente cumprida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *