Painel 11/11/25

Câmara

A reunião ordinária da Câmara Municipal de Caratinga, realizada na noite de segunda-feira (10), foi marcada por agradecimentos, cobranças e novos pedidos ao Executivo. Em pauta, temas como limpeza urbana, infraestrutura, saúde, defesa animal e segurança no trânsito.

 

Mutirão e limpeza pública

O vereador Juarez da Farmácia destacou a importância do mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura de Caratinga, elogiando o trabalho conjunto das secretarias e o empenho do supervisor regional de Sapucaia, Jânio. Juarez citou as ações de limpeza e manutenção nas estradas e bueiros da região e aproveitou para solicitar reforço na coleta de entulhos às margens do rio, entre Sapucaia e Guanabara.

Chuvas e gratidão

Juarez também comentou as recentes chuvas, consideradas moderadas e positivas, e agradeceu pela ausência de tragédias como as vistas em outros estados. “Desde 2003, Caratinga não enfrenta grandes desastres naturais, e isso é motivo de gratidão”, disse.

 

Verbas para saúde e causa animal

A vereadora Jéssica anunciou a destinação de R$ 195 mil do deputado estadual Noraldino Júnior ao Casu, para compra de equipamentos hospitalares. Segundo ela, o parlamentar reforçou seu compromisso com a causa animal e com as pessoas. A parlamentar também informou que, em dezembro, Caratinga receberá vacinas V8 e V4 para cães e gatos, e que em fevereiro está previsto novo mutirão de castração. Noraldino ainda destinará verba para aquisição de um novo castramóvel para o município.

 

Apoio federal

Jéssica agradeceu à deputada federal Grace Elias por uma emenda de R$ 800 mil ao Casu e pela doação de um drone à Polícia Civil. A parlamentar estará em Caratinga no dia 27 de novembro para formalizar as entregas.

 

Cemitério e problemas urbanos

O vereador Sílvio da Cachaça elogiou a limpeza do cemitério municipal antes do Dia de Finados, mas cobrou providências em relação a um bueiro entupido próximo à PRF e o problema do rio que transborda perto do Mini Box Ribeiro da rua Santo Antônio, que causam prejuízos a moradores durante as chuvas. “O problema se arrasta há quase dez anos, e o prejuízo é enorme”, afirmou.

Meio ambiente

A vereadora Zelinha voltou a cobrar solução definitiva para o problema da pedreira no bairro Esplanada, que afeta moradores com poeira e riscos ambientais. Ela defendeu ação conjunta entre o prefeito e a Secretaria de Meio Ambiente. “Sem coragem para enfrentar o problema, vai continuar tudo igual. Já se foram vários governos, e nada muda”, criticou. O vereador Elzo está propondo uma audiência pública para encontrar uma solução.

Trânsito e economia pública

O presidente da Câmara, Cleidinho, lamentou um acidente ocorrido na rua Santo Antônio recentemente, e reiterou o pedido de instalação de quebra-molas, feito desde abril. Segundo ele, o atraso na execução é “inadmissível”.

Vacimóvel nas empresas privadas

A vereadora Neuza falou sobre o Projeto de Lei Ordinária 66/2025, de sua autoria, que “institui o programa vacimóvel nas empresas privadas no âmbito do município. “A experiência prática demonstra que parcela significativa dos trabalhadores de empresas privadas encontra dificuldades para se deslocar até os postos de vacinação, seja pela jornada laboral extensa, seja pela localização geográfica de suas atividades. A criação de equipes de vacinação móvel representa medida de eficiência administrativa e de ampliação da cobertura vacinal, assegurando que os programas de imunização alcancem efetivamente os grupos populacionais mais expostos”.

Consórcio de Saúde

Sobre o projeto de lei 86 do executivo, que autoriza o ingresso do município de Caratinga no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço – CONSAÚDE, o vereador Ebinho disse que não teve informação sobre o motivo, e gostaria que o executivo chamasse o legislativo para discutir o tema.

 

Veículo zero km

O vereador Ricardo Angola agradeceu ao prefeito dr. Giovanni e a secretária de Saúde, Paula Botelho, pelo veículo zero km doado para a área da Saúde em Sapucaia. Além disso, o vereador destacou que é importante fazer a manutenção das estradas o mais rápido possível, por conta das chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *