Procedimento acontece no dia 29 de setembro
DA REDAÇÃO – O projeto de implantação da biometria em Minas Gerais continua se expandindo. Mais cidades do interior do Estado estão recebendo o recadastramento biométrico desde a sexta-feira (11). Eleitores de Guidoval, Morro da Garça, Santo Hipólito, Cordislândia, Conceição dos Ouros, Piau, Arantina, Madre de Deus de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Córrego Novo e Chácara devem comparecer aos postos da Justiça Eleitoral para fazer a revisão biométrica, sob pena de terem seus títulos cancelados. No município de Córrego Novo, que pertence a 72ª zona eleitoral de Caratinga, a revisão acontece no dia 29 de setembro.
Os eleitores devem fazer a revisão no cartório do município-sede, até o dia 18 de dezembro. Até essa data, o eleitor pode recadastrar o seu título sem correr o risco de que ele seja cancelado. A revisão biométrica é feita em municípios cujos eleitorados apresentam indícios de irregularidades.
O horário de atendimento do recadastramento biométrico será de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, nos cartórios.
Documentação necessária e procedimentos
Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor (se tiver), CPF (se tiver) e, ainda, comprovante de endereço, para que o eleitor comprove seu vínculo com o município onde vota. Os maiores de 18 anos que forem tirar o título de eleitor pela primeira vez podem fazê-lo durante o recadastramento biométrico. Nesse caso, os eleitores do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
O procedimento de recadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.
Os eleitores desses municípios podem obter mais informações no cartório da zona eleitoral responsável ou pelo Disque-Eleitor (148).