Semana passada, o futebol regional perdeu um de seus maiores nomes. Hugo Martins Amorim nasceu em 12 de agosto de 1937, em Cachoeira do Itapemirim (ES). Chegou a Caratinga vindo do grande time da época, o Pastoril de Governador Valadares. Sua estreia com a camisa rubro-negra aconteceu em 4 de outubro de 1959, contra o Botafogo, em Inhapim. Depois de muitos títulos memoráveis com a camisa do Dragão, inclusive o primeiro Regional da LCD em 1969, Hugo fez seu último jogo em 1974, na vitória por 2 a 0 contra o Fluvassan de Manhuaçu.
Nas várias oportunidades que tive de conversar com Hugo sobre sua história, me falou sobre alguns jogos inesquecíveis com a camisa do Dragão: a vitória por 5 a 2 contra seu ex-clube, o Atlético Pastoril de GV. Outro jogo marcante: a derrota, em Betim, para o Guarani de Divinópolis pelo Mineiro, por 2 a 1, única expulsão da vida. Outra partida que jamais saiu da memória do craque Hugo: a derrota por 8 a 0 diante do Flamengo (RJ). O rubro-negro carioca trouxe time completo para amistoso contra o Caratinga. Segundo Hugo, era impossível não ser goleado. O camisa 10 da Gávea era Dida, que começou a Copa de 1958 como titular, perdendo posição depois para um garoto de 17 anos chamado Pelé. Dida foi um supercraque, ídolo de um certo Artur Antunes Coimbra, o “Zico”.
Quem teve o privilégio de conhecer Dr. Hugo e conviver com ele sabe de seu enorme coração, generosidade e olhar humano para o próximo. Além de craque em campo, Hugo foi craque na vida. Sempre com uma palavra amiga e boas histórias pra contar. Numa pesquisa realizada pelo saudoso Nelson Souza nos anos 1990, Hugo ficou entre os maiores craques da história do Esporte Clube Caratinga, ficando atrás apenas de Moacir “Tio Moá”, César do Canuta, Acyr e Fifi.
Hugo Amorim gravou definitivamente seu nome entre os maiores jogadores não só do Esporte Clube Caratinga, mas do futebol regional. Não por acaso, quando nos encontrávamos, eu nunca o chamava pelo nome; só me referia a ele como “meu craque”. Deus abençoe e conforte toda a família.
Boa, meninos!
Dois talentos promissores de nossa cidade conquistaram título importante este final de semana, no Paraná. Bernardo Gimenes e Vitor Toneli foram convidados para reforçar o City Nova Lima, representante mineiro na Paraná Cup de futsal, categorias Sub-11 e Sub-12. Em Caratinga, os meninos são atletas da Jairo Futsal e Cettatic. Depois de uma ótima competição, conquistaram o título no Sub-11 e ficaram com o vice no Sub-12.
Parabéns, meninos, pela conquista no Sub-11 e pelo vice no Sub-12! Talento e qualidade vocês têm de sobra. Continuem se dedicando aos treinos, sem perder o foco nos estudos — eles são fundamentais para que vocês sejam campeões também na vida.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com
@rogeriosilva89,1fm











