Recebi, nesta semana, uma postagem da página do Instagram Vozes da Rua, em que um grupo de desportistas do bairro Santo Antônio faz um apelo ao Departamento de Esportes da Prefeitura de Caratinga para reformar o campo da comunidade. O grupo, composto por moradores de várias idades, dirigiu-se de forma respeitosa ao poder público, expondo com clareza a precariedade do campo e pedindo ao prefeito, Dr. Geovanni, que olhasse pela comunidade.
Um dos integrantes do grupo disse que as poucas intervenções de manutenção são custeadas pelos próprios moradores, que compram os materiais e colaboram com a mão de obra. O campo, inaugurado há 10 anos, não recebeu, desde então, nenhuma melhoria por parte de nenhuma gestão. Mesmo em condições precárias, o espaço é utilizado por times do bairro e até mesmo por um time de futebol feminino.
Tenho absoluta certeza de que esse apelo chegou ao prefeito e, consequentemente, ao superintendente de esportes e sua equipe. Quero crer que irão dar uma resposta à sociedade do bairro Santo Antônio. O gestor inteligente é, normalmente, sensível às demandas sociais. Vamos aguardar.
Parabéns à página Vozes da Rua pelo trabalho — uma atuação necessária para dar voz às comunidades.
Regional LCD: Afunilando!
O Campeonato Regional da Liga Caratinguense de Desportos vai se aproximando de definir os quatro semifinalistas. Porém, embora ninguém tenha dúvidas de que o líder Esporte Clube Caratinga estará entre os classificados, todos os outros estão na briga por uma vaga.
Até o momento, tem sido uma ótima primeira fase, com bom nível técnico e muitos gols: 46 gols em 12 jogos disputados — média de 3,83 gols por partida. Neste final de semana, mais uma rodada promete muitas emoções.
Leis de Incentivo: Dá pra fazer mais
É muito pertinente para gestores municipais que querem investir em infraestrutura esportiva sem sobrecarregar o orçamento local.
Prefeituras podem, sim, reformar estádios e quadras utilizando mecanismos de incentivo fiscal, tanto federais quanto estaduais (em Minas Gerais, por exemplo, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte é bastante utilizada).
Base legal: Lei nº 20.824/2013 e Decreto nº 46.308/2013.
Gestão: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O município aprova um projeto esportivo e capta recursos junto a empresas que destinam parte do ICMS devido ao Estado.
Objetivo: apoiar projetos de formação esportiva, inclusão social e infraestrutura esportiva (como reforma de quadras, ginásios e estádios).
Rogério Silva
📧 abrindoojogocaratinga@gmail.com
📻 @rogeriosilva89,1fm










