Aos 101 anos, dona Ortemaria Venâncio tenta resgatar sua história
DA REDAÇÃO – “O bom do caminho é haver volta. Para ida sem vinda basta o tempo”, disse a personagem Corozero Muando, em “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra” do escritor moçambicano Mia Couto. Essa frase reflete o que passa com dona Ortemaria Venâncio, 101 anos. Ela nasceu em 9 de novembro de 1918 em Divino de Carangola. Porém sua infância, adolescência e parte da juventude foram passadas em Caratinga. Depois, se mudou para o Rio de Janeiro e nunca mais voltou à região. Agora, dona Ortemaria quer resgatar um pouco de seu passado, saber mais de sua história e se possível, conhecer familiares.
Dona Ortemaria Venâncio é filha de João Venâncio André e de Maria Laura de Jesus. Este casal teve outros filhos: Francisca Venâncio, Maria Venâncio, Delria Venâncio, Sebastiana Venâncio e Jorge Venâncio. “Acreditamos que todos seus irmãos já estejam mortos. Mas minha avó quer saber se ainda tem parentes em Caratinga, é um desejo dela. Outro desejo é ter cópia de sua certidão de nascimento”, comenta Flávia Venâncio.
Segundo Flávia Venâncio, sua avó cresceu na zona rural de Caratinga, sua família era de lavradores e depois, trabalhou em um hotel. “Ela saiu de Caratinga aos 25 anos de idade e foi morar no Rio de Janeiro. Ela nunca mais voltou à Caratinga e nem teve notícias de familiares. No Rio de Janeiro ela construiu sua vida”, conta a neta Flávia.
Outra lembrança de dona Ortemaria é que foi o seu patrão quem a mandou para o Rio de Janeiro. “Minha avó relata que seu patrão se chamava ‘Ptolomeu’ e era casado com dona Maria de Assis, que era professora. Segundo ela, eram ótimas pessoas”, acrescenta Flávia.
Sobre a certidão de nascimento, Flávia comenta que sua avó disse que perdeu este documento. “Seria algo importante ter novamente esta certidão. É um pedido que ela nos faz. Minha avó nos contou que ela e seus irmãos foram todos batizados e registrados. Então, acreditamos ser viável ter uma segunda via desse documento”, finaliza a neta Flávia Venâncio.
Quem tiver alguma informação a respeito, pode fazer contato diretamente com Flávia Venâncio através do telefone (21) 9.9423.9493 ou pelo e-mail [email protected]