Encontro foi agendado pelo deputado Estadual, Adalclever Lopes
CARATINGA – Uma comitiva, formada pelos vereadores Sérgio Condé, Cleon Coelho, Sebastião Fausto, Rômulo Costa, Gilson Pena e Mauro César, esteve na tarde de quinta-feira (12) em Belo Horizonte e se reuniu com o vice-presidente da Copasa, Antônio César Pires de Miranda Júnior.
O encontro foi agendado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes. O objetivo foi apresentar as dificuldades enfrentadas pelo município nas áreas de abastecimento e saneamento.
De acordo com o presidente da Câmara, Sérgio Condé, os assuntos abordados envolveram racionamento de água, tratamento de esgoto, falta de água em distritos, como Cordeiro de Minas, Dom Lara e bairros como Portelinha, que não tem água tratada. “Enfim, outros assuntos levantados por vereadores, representantes dos deputados Mauro Lopes e Adalclever Lopes. Trouxemos para eles informações, necessidades do nosso município que a gerência geral não toma esse conhecimento, seja por deslize ou falta de condições de chegar essas informações até eles. Protocolamos pedidos e ele (Antônio Junior) prontamente disse que vai nos informar o que vai ser feito nos próximos anos de investimentos em Caratinga”.
O vereador Cleon Coelho lembrou o cuidado com o meio ambiente, mas também salientou investimentos que vêm sendo realizados na cidade. “Falei da questão das matas ciliares. O Ribeirão do Lage está totalmente desprotegido e a água diminuindo. Isso é uma questão que precisa ser colocada. A outra é que mesmo com a crise enfrentada pelo Brasil, Caratinga está recebendo uma grande obra e claro que nesse momento não tem como ficar tudo bonito e arrumadinho, mas vai ficar. Sobre o deputado Adalclever Lopes; percebi sua influência dentro da Copasa. Eles estão atentos a Caratinga, todos nós temos nossas responsabilidades em relação à água, mas a Copasa tem muito mais, precisa tomar frente dessa questão para que a gente possa reverter esse quadro”.
Para o vereador Fausto, é preciso se mostrar solidário às necessidades dos caratinguenses. “As pessoas de Caratinga estão sofrendo muito com isso, é nossa obrigação estar aqui. Quero mostrar que estamos atentos às necessidades deles”.
O vereador Rômulo Costa acredita que a Copasa deveria ter se preparado para o período de seca, já anunciado em todo o país. “Existe uma crise, falta de água no país praticamente todo. O que foi colocado por nós é que a Copasa, sabendo disso e coisas que acontecem pela natureza, já deveria ter construído ali uma barragem para nos proteger, ou seja, no período de seca nós termos a água. Então, foi reivindicada aqui essa barragem, para que a Copasa realmente possa dar essa atenção maior a cidade de Caratinga que estão sofrendo com esta falta de água”.
Apesar das dificuldades enfrentadas, o vereador Gilson Pena alerta para a necessidade de calma e cautela para enfrentar este momento. “Sem luta não há vitória, então esperamos que a coisa vai melhorar nos próximos dias. Temos de ter paciência, não somos somente nós que temos problemas. Temos pessoas sofrendo mais do que nós, como aqueles afetados pelo acidente de Mariana e em Governador Valadares”.
O vereador Mauro César ressalta que o encontro trouxe expectativas de melhorias para Caratinga. “Foi uma reunião muito produtiva, apontamos até dados que a Copasa não tinha conhecimento, devido ao fato de nós estarmos ligados diretamente ao povo. Ele se dispôs a avaliar tudo e com certeza vai ser feito alguma coisa para amenizar os problemas de nossa cidade”.
Após ouvir os vereadores, o vice-presidente da Copasa, Antônio Junior, confirmou que técnicos visitarão pontos críticos apresentados para avaliar as intervenções necessárias. “Vamos pegar esses pontos críticos, ir à rede, medir a pressão estática, dinâmica, saber o que está acontecendo nos pontos altos da cidade e ver o que podemos fazer em termos de contingência. Se a obra for complicada, vamos dar assistência com caminhão pipa nesse momento agora, para não faltar água. E já colocar isso em projeto para começar a fazer as correções na rede. Foram colocados alguns distritos e regiões que não têm abastecimento de água, que vamos colocar para o pessoal técnico da Copasa, para que possamos dar a resposta o mais rápido possível para a comunidade”.