CARATINGA- Como deve ser uma sala de cinema? Esse questionamento estava no imaginário de muitos estudantes da Escola Estadual Anita Garibaldi, situada em Pocrane. A turma teve um sábado especial no Cine Itaúna de Caratinga, para assistir à sessão do filme Garfield. Muitos estiveram em um cinema pela primeira vez.
“Um lugar frio”. “Poltronas macias”. “Tela gigante” e “Imagem muito boa” foram algumas das respostas apresentadas pelos estudantes antes do primeiro contato com a sala de cinema.
O passeio também deixou os estudantes empolgados. A exemplo de Sofia Alícia, 11 anos. “Achei bem legal e divertido sair da cidade para conhecer outros lugares. Nathalle Kelly, 11 anos, completou: “Estou gostando porque é minha primeira vez passeando com meus colegas. Também visitamos a estátua do Menino Maluquinho e tiramos foto”.
O inspetor escolar Marco Aurélio destaca que a iniciativa representa a descoberta de novas experiências. “Essa é uma oportunidade. A maioria dessas crianças nunca veio ao cinema, não tem conhecimento. A importância de melhorar a cultura deles, novas experiências para o desenvolvimento deles nas escolas. São crianças excelentes, de bom comportamento, mas, como toda criança, muito felizes e empolgados com esse passeio”.
Maria das Graças Silva, que organizou a excursão, explica que a intenção é de que as crianças tenham contato com outras cidades. “São muito curiosos. A maioria deles nunca viu um cinema. Então, eles perguntam toda hora quantas horas porque está demorando a começar o filme. Muito importante para aprimorar os conhecimentos, ver que não é só uma cidade pequeninha. É uma coisa além da cidade. Gosto de fazer excursão para mostrar pra eles outro mundo que eles não conhecem”.
Landislene Gomes, diretora da 6ª Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, acredita que o projeto é importante para demonstrar uma Educação para além da sala de aula. “Realmente alunos que estão conhecendo a nossa cidade, muitos deles vindo ao cinema pela primeira vez. Um passeio que certamente será inesquecível. O rostinho de todos, o olhinho brilhando, a gente vê a alegria no olhinho de cada um, essa sensação boa de estar para além da sala de aula. A educação não acontece só entre quatro paredes, está além, então, essa oportunidade aos nossos alunos, essa alegria, ficará gravado na vida de cada um. Eles foram também no Menino Maluquinho, depois na praça fazer um lanche. Isso é inesquecível. É de extrema relevância para educação. Um dia ímpar para a educação”.
As mães de alunos acompanharam o passeio e apoiaram a iniciativa. Priscila Silva destaca que para as crianças tudo é festa diversão. “Estão acostumados com sala de aula e quando a gente sai eles ficam impressionados, admirados. A maioria é a primeira que está vindo ao cinema, então, estão muito encantados para saber como é o espaço, o som, a tela. É uma atividade diferente e divertida, vai ser memória afetiva pra eles”.
Daniele Reis acrescenta que para o grupo de alunos de Pocrane, essa data ficará marcada na memória. “Muito bacana essa experiência que a vó Graça e a tia Priscila estão realizando, ajudando as crianças a adquirir mais conhecimento, ficam mais unidos, conhecem as cidades vizinhas. Todo mundo mega ansioso e eu junto com eles amando a experiência”.