Secretaria de Saúde realiza campanha de exames para prevenção e diagnóstico em São Sebastião do Anta

Vacinas contra a covid-19 e a influenza também foram aplicadas em pessoas dentro faixa etária

SÃO SEBASTIÃO DO ANTA – A prefeitura de São Sebastião do Anta realizou na Praça João Barbosa Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os dias 12 e 24 deste mês, exames de prevenção e diagnóstico para homens e mulheres.  Foram realizadas duas campanhas no período e no total foram realizados 3.086 exames.

O “projeto” pretende contribuir para uma contínua melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica, garantindo um cuidado integral em articulação com toda a rede de saúde, e também diagnosticar e prevenir várias doenças com base nos resultados apresentados nos exames, sobretudo a esquistossomose.

As ações foram executadas em conjunto com a Campanha de Vacinação Contra a covid-19 e influenza.

Foram realizadas simultaneamente duas campanhas. A primeira beneficiou 1.314 homens e mulheres com ofertas de exames de prevenção e diagnóstico.

Já na campanha de identificação do nível de esquistossomose foram realizados 1.772 exames.

A campanha também servirá para identificar além da esquistossomose, outras doenças que aparecerão após a conclusão dos exames. Durantes os dias de campanha foram realizados vários exames.

Esquistossomose

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância como problema de saúde pública.

 

Sinonímia

No Brasil é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” e “doença dos caramujos”.

A secretária municipal de saúde, Adélia Matos enfatizou que o bom gerenciamento do SUS no município faz com que São Sebastião do Anta tenha uma rede de atendimento fortalecida, com médicos, recursos e aparelhos próprios, além dos corretos prestadores conveniados.

“O objetivo dessa política é ampliar o acesso dos homens e mulheres adultos à atenção básica de saúde. Recomenda-se que este público realize exames preventivos, não só da esquistossomose, mas também para prevenção e identificação de outras doenças, ao menos uma vez por ano.”, afirmou a secretária de saúde.

A atitude do prefeito Osmaninho Custódio é de suma importância, porque atende a homens e mulheres, que muitas das vezes não têm condições de pagar o exame.

“Quero agradecer a todos os responsáveis e funcionários do laboratório Laborcentro, a nossa secretária Adélia Matos, aos agentes de saúde e a todos os funcionários da nossa secretaria de saúde que se empenharam para que em conjunto essa campanha pudesse acontecer” disse Osmaninho.

 

(Assessoria de Comunicação)

 

Mais de três mil exames foram realizados

Manchete do dia

Últimas Notícias