O ex-vereador de Novo Cruzeiro, Valdeci Passos Soares, conhecido como Valdeci Calango, de 48 anos, foi vítima de um atentado a tiros que terminou em homicídio na madrugada desta segunda-feira (15), em Poté, no Vale do Mucuri.
Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu na Rua Agostinho Fortunato de Deus, próximo ao Centro de Eventos da cidade, logo apos o encerramento da festa cultural, onde se apresentou o cantor Zezé Di Camargo.
Testemunhas relataram que Valdeci caminhava em direção ao veículo em que estava, acompanhado de amigos de Novo Cruzeiro, quando foi surpreendido por um homem armado. O autor encostou uma pistola na nuca da vítima e efetuou um disparo fatal.
A vítima caiu no chão já sem sinais vitais. A perícia confirmou uma perfuração na região da cabeça. O corpo foi encaminhado ao IML de Teófilo Otoni.
Durante a ação policial no entorno do evento, militares foram acionados por uma testemunha que apontou o suposto autor, identificado como G.H.M.B, de 25 anos, natural de Teófilo Otoni. Ele foi abordado em atitude suspeita e, após buscas, os policiais localizaram a arma do crime uma pistola calibre .380 às margens da MG-217.
Valdeci Calango era figura conhecida em Novo
Cruzeiro, onde já ocupou cargo na Câmara Municipal.
Sua trajetória política foi interrompida após condenação por tráfico de drogas. Na época, tentou fugir para os Estados Unidos, mas foi deportado.
Inclusive, no dia 18 de julho deste ano, ele já havia sido alvo de uma tentativa de homicídio em Novo Cruzeiro, quando dois homens em uma motocicleta atiraram contra o carro que dirigia. Na ocasião, o disparo atingiu apenas o veículo, e ele saiu ileso.
A Polícia Civil investiga a motivação do crime, que pode estar relacionada a represálias, desavenças pessoais ou ao histórico criminal da vítima. Um colete balístico foi encontrado dentro do carro usado por Valdeci e foi apreendido por falta de comprovação de origem. (Fonte Rádio Cidade Mais – Novo Cruzeiro)