Cultura afro e fé em São Domingos das Dores

Bispo convida para festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia

SÃO DOMINGOS DAS DORES – Em mensagem divulgada nas redes sociais, o bispo diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, convidou oficialmente toda a comunidade católica para o dia 31 de agosto, em que a Paróquia Nossa Senhora das Dores será palco de festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, símbolos profundos da fé e das tradições afrodescendentes.

O evento reunirá Guardas de Congado, Marujos e Moçambiques, além da Pastoral Afro-Brasileira, em uma jornada de espiritualidade, cultura e resistência. Dom Juarez ressaltou que o encontro será dedicado à valorização das tradições afro-brasileiras e ao fortalecimento da união como povo de fé. “Será um encontro de celebração, de respeito às tradições e de fortalecimento da nossa união enquanto povo de fé”, afirmou o bispo em vídeo publicado recentemente.

A celebração terá como convidado especial o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, de Feira de Santana (BA), que também é bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira e Afro-Americana. Dom Zanoni é amplamente reconhecido por seu trabalho na defesa da fé, promoção da cultura afrodescendente e no enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.

A Paróquia e a Diocese de Caratinga esperam receber guardas e fiéis de diversas cidades da região para celebrar a herança religiosa afro-brasileira, em um momento de profunda espiritualidade, acolhimento e resistência cultural.