Polícia Civil de Ipanema conclui 100% dos inquéritos de homicídios dos últimos seis anos

 

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia de Ipanema, alcançou um marco histórico ao concluir 100% dos inquéritos policiais de homicídios registrados nos últimos seis anos na área de sua circunscrição.

Sob a coordenação do Delegado de Polícia Alfredo Serrano, foram concluídas mais de 120 investigações de crimes de homicídio no período compreendido entre novembro de 2019 e janeiro de 2026. Do total, mais de 70% referiam-se a crimes ocorridos antes de novembro de 2019, que já se encontravam em tramitação — alguns há vários anos — quando o delegado assumiu a unidade, em outubro de 2019.

“Todos esses crimes foram objeto de investigação pela Polícia Civil e hoje os respectivos procedimentos estão à disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário para o regular prosseguimento da ação penal”, destacou o Delegado Alfredo Serrano.

Como resultado direto desse trabalho, dezenas de autores já foram julgados, condenados e cumprem pena, enquanto outros aguardam julgamento. Em relação aos três homicídios mais recentes, sendo dois ocorridos no final de 2025 e um no início de 2026, todos os inquéritos já foram concluídos, com autores presos ou apreendidos, à exceção do crime ocorrido em 27 de novembro de 2026, cujos investigados, embora já haja representação pela prisão/apreensão, encontram-se foragidos em outro Estado.

A Delegacia de Polícia de Ipanema é responsável pelo atendimento dos municípios de Ipanema, Pocrane, Taparuba e Conceição de Ipanema, abrangendo uma população estimada em 40 mil habitantes. Com a implementação de equipe específica para investigação de crimes violentos, a unidade reduziu significativamente seu acervo, passando de mais de 100 inquéritos de homicídio pendentes para menos de 10 procedimentos em tramitação, atualmente restritos a crimes ocorridos antes de 2019 ou a inquéritos suplementares.

O resultado reflete a política institucional de tolerância zero à violência, com combate firme ao tráfico de drogas e prioridade absoluta no enfrentamento à violência doméstica, apontada como a principal causa de homicídios e feminicídios na região.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a investigação qualificada, a responsabilização criminal dos autores e a promoção da segurança pública, atuando de forma integrada com o Ministério Público e o Poder Judiciário em defesa da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *