Nos dias 6 e 7 de setembro, a Polícia Militar, com importante apoio do Batalhão ROTAM, desencadeou uma série de operações integradas em Caratinga, que resultaram em importantes prisões e expressivas apreensões de drogas, armas e outros materiais relacionados à criminalidade.
As ações integraram equipes especializadas do 62º BPM e ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel da Polícia Militar de Minas Gerais),
com foco no combate sistemático ao tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, prevenção à homicídios e a desarticulação de grupos criminosos que atuam na região.
No bairro Esperança, os militares localizaram e apreenderam aproximadamente um quilo de cocaína, três tabletes de maconha, dezenas de microtubos e papelotes de entorpecentes, pedras de crack, munições calibre 9mm, carregador com capacidade para 40 munições, balanças de precisão, celular, dólares, dinheiro em espécie e materiais de dolagem.
Neste mesmo cenário, em outra ocorrência, no distrito de Santa Luzia, cinco indivíduos foram presos. Com o grupo, a PMMG apreendeu uma pistola calibre .380, 14 munições do mesmo calibre, uma barra de maconha, centenas de pinos e porções de cocaína, pedras de crack, balanças de precisão, celulares e dinheiro em espécie.
Ainda no mesmo dia, outro mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Esperança, em residência ligada a um infrator da região, já preso, mas que mantinha suas atividades ilícitas por meio de sua companheira. No imóvel, os militares encontraram um invólucro grande de cocaína, quase R$ 18 mil em espécie e anotações referentes à movimentação do tráfico de drogas.A autora foi presa e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.
A operação prosseguiu no bairro Nossa Senhora Aparecida. Em uma das ocorrências, um indivíduo com mandado de prisão em aberto foi preso.
Na mesma data e localidade, outro trabalho integrado das equipes da Polícia Militar resultou na apreensão de um menor, que estava em posse de uma pistola calibre .635, um revólver calibre .32, além de cartuchos de calibres .32, .22 e .35.
O Comandante do 62º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Gustavo Gomes de Melo, afirmou que “as operações realizadas no fim de semana reforçam o compromisso da Polícia Militar em retirar de circulação infratores, enfraquecer grupos criminosos envolvidas com o tráfico de drogas e homicídio, além de promover maior sensação de segurança e qualidade de vida para a população de Caratinga e toda a região.
A PMMG segue firme na missão de proteger a sociedade mineira, atuando com disciplina, coragem e estratégia no enfrentamento à criminalidade.