INHAPIM — A justiça de Minas Gerais condenou Yuri Cristian Ponciano da Silva, de 24 anos, a 18 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, com agravante pelo uso de menores na atividade criminosa. A sentença foi proferida pela 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Inhapim.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), responsável pela denúncia, o réu foi flagrado em 23 de fevereiro de 2021, na Rua Luz Divina Serra, bairro Santa Cruz, em Inhapim, traficando 24 pedras de crack, totalizando 4,87 gramas, e aliciando adolescentes para participarem do comércio ilegal de entorpecentes. A ação policial que resultou na prisão e apreensão da droga foi deflagrada após denúncias anônimas e monitoramento da movimentação suspeita no local.
Além da pena de reclusão, Yuri Cristian também foi condenado ao pagamento de 3.000 dias-multa. A justiça decidiu manter sua prisão preventiva, tendo em vista que ele já responde a outro processo por homicídio, ocorrido em 2023, também na cidade.
O promotor de justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, destacou que a decisão reforça o compromisso institucional do Ministério Público na defesa da ordem pública e no combate ao tráfico de drogas, especialmente quando envolve a exploração de menores. “Essa sentença representa mais uma importante vitória na luta contra o tráfico de entorpecentes, reafirmando nosso dever de assegurar justiça e proteger os direitos dos cidadãos”, afirmou.