Uma grande operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (10) mobilizou efetivos da Polícia Civil e da Polícia Militar nas cidades de Caratinga e Ubaporanga. Batizada de “Força Bruta”, a ação integrada teve como objetivo o cumprimento de mandados de busca, apreensão e internação de adolescentes infratores, além de desarticular uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas e a homicídios na região.
De acordo com o delegado Sávio Moraes, titular da Delegacia de Homicídios de Caratinga, a operação foi deflagrada a partir da investigação de um homicídio qualificado ocorrido no dia 31 de maio de 2025, na Rua Francisco Vitor de Assis, bairro Esplanada. “Durante a apuração, foram reunidos elementos robustos que indicaram não apenas a autoria e motivação do crime — relacionada à disputa por pontos de tráfico de drogas — como também a atuação organizada dos investigados em associação criminosa”, explicou o delegado.
Este crime mencionado pelo delegado diz respeito a morte de Carlos Henrique, 21 anos, foi morto a tiros após ser perseguido por dois homens armados. O crime aconteceu nas imediações da subida do Morro do Lagartixa, na rua Francisco Vitor de Assis.
Apreensões e prisões
Durante as diligências, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória expedidos pela Vara Criminal de Caratinga. As ações ocorreram em diversos bairros de Caratinga e em Ubaporanga.
Em uma residência na Rua Padre Raul Mota, bairro Nossa Senhora Aparecida, policiais localizaram um adolescente de 17 anos, com histórico de atos infracionais diversos e mandado de internação em aberto. No imóvel, foram apreendidas grande quantidade de maconha, uma balança de precisão, um revólver calibre .38 municiado e um colete balístico.
Em outro endereço, na Rua Professor Olinto, também no bairro Nossa Senhora Aparecida, as equipes encontraram grande quantidade de cocaína, um tablete de maconha, diversos pinos de cocaína, munições calibre .38 e outro colete balístico. Um homem de 43 anos, com passagens por tráfico e outros delitos, foi preso em flagrante.
Além disso, durante a operação, foram apreendidas duas motocicletas furtadas, sendo que, segundo o tenente Anderson, essas seriam possivelmente utilizadas pelos criminosos em ações delituosas na região. “Já são cinco motocicletas localizadas com esse grupo nos últimos meses, todas oriundas de furtos ou roubos em Caratinga, Santa Bárbara do Leste e outras cidades próximas”, destacou.
Atuação integrada e resultados
A operação contou com a participação de 20 policiais militares, efetivo da Polícia Civil e apoio da ROCCA-PMMG do 11º Batalhão de Manhuaçu, com emprego de cães farejadores para varredura em locais suspeitos.
O tenente Anderson ressaltou o trabalho conjunto das forças de segurança. “Reiteramos o compromisso da Polícia Militar e da Polícia Civil em combater a criminalidade violenta. Essa operação foi mais um exemplo de integração, inteligência e ação rápida no enfrentamento ao crime organizado em nossa região.”
Além das prisões e apreensões, a operação resultou na retirada de circulação de drogas, armas, munições e coletes balísticos, prevenindo possíveis homicídios motivados pela disputa de pontos de tráfico.
Operação segue com investigações
De acordo com o delegado Sávio, as investigações continuam. Os indivíduos presos e apreendidos seguem para o sistema prisional e socioeducativo, ficando à disposição da Justiça. A Polícia Civil apura ainda a possível participação dos detidos em outros crimes, especialmente homicídios ocorridos em zonas periféricas de Caratinga.
O nome da operação — “Força Bruta” — foi escolhido como símbolo da resposta firme e articulada das instituições de segurança pública contra organizações criminosas e a violência letal na região.