CARATINGA — O 62º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais realizou, entre os dias 13 (sábado) e 15 (domingo), a apreensão de diversas armas de fogo e munições em operações distintas nos municípios de São João do Oriente, São Sebastião do Anta, Santa Rita de Minas e Caratinga.
São João do Oriente – Armas localizadas em residência após acionamento de familiares
Na tarde de sexta-feira (13), a Polícia Militar foi acionada por uma mulher que, enquanto realizava a limpeza na casa de um parente idoso internado em um asilo, encontrou armas e munições escondidas em um guarda-roupas. No imóvel, situado em São João do Oriente, os policiais apreenderam um revólver calibre .32 da marca Rossi, uma espingarda artesanal calibre 28 e nove munições intactas.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Inhapim, onde a ocorrência foi registrada.
São Sebastião do Anta – Espingarda calibre .12 apreendida durante cumprimento de mandado
Também na sexta-feira (13), em São Sebastião do Anta, militares cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência. Durante as buscas, foram localizados um cartucho calibre .12 deflagrado e, escondida sob uma cama, uma espingarda artesanal calibre .12 municiada.
O morador, de 23 anos, que possui histórico de envolvimento com o tráfico de drogas, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Caratinga.
Santa Rita de Minas – Adolescente apreendido por porte ilegal de arma
Na noite de sábado (14), no bairro Santo Antônio, em Santa Rita de Minas, um adolescente de 17 anos foi apreendido por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Militar recebeu denúncia anônima relatando a presença de indivíduos armados.
Durante a operação, o menor foi flagrado com um revólver calibre .32 da marca Taurus, contendo seis munições, sendo cinco intactas e uma picotada. Ele alegou portar a arma para defesa pessoal em razão de ameaças. O adolescente foi apresentado na Polícia Militar e responderá na Vara da Infância e Juventude de Caratinga.
Caratinga – Revólver apreendido após disparos no distrito de Dom Lara
Na noite de domingo (15), a Polícia Militar apreendeu um revólver calibre .38 e conduziu quatro pessoas, incluindo dois adolescentes, após denúncias de disparos de arma de fogo no distrito de Dom Lara.
Os policiais localizaram um veículo suspeito, que tentou fugir pela zona rural. Um dos passageiros arremessou um objeto pela janela, sendo constatado tratar-se de um revólver calibre .38 municiado com seis cartuchos deflagrados e numeração suprimida.
No carro estavam três homens, com idades entre 17 e 20 anos, e uma jovem de 21. Um adolescente de 17 anos assumiu a posse da arma e afirmou que assumiria sozinho a responsabilidade. Além da arma, três celulares foram apreendidos e o veículo removido por irregularidades.
O menor responderá por ato infracional análogo a porte e disparo de arma de fogo em via pública, enquanto os demais foram autuados por porte ilegal e disparo de arma de fogo.