Fim de Ano
Estamos chegando a última edição de 2015. Um ano de muita polêmica e de fatos marcantes, principalmente, na política nacional, discrição na política estadual, e vagareza na política local. Se 2016 vai ser melhor? Tem todos os ingredientes de que sim. Será o ano de renovar as esperanças e de rediscutir nosso futuro local com as eleições municipais. Vamos torcer que o tal discurso venha a ser debatido com menos índices de ilusões, com mais seriedade e propostas para Caratinga e região.
Café
Este ano a coluna Painel deu ênfase ao setor cafeeiro, que é forte na economia regional. Com a crise econômica, com as tendências de enfraquecer os negócios no comércio, foi uma forma de trazer para o leitor a esperança de algo que vem do campo poderia fortalecer nossa economia, assim como já aconteceu em épocas passadas.
O humor nosso de cada dia
Sem dúvida, o cartunista Edra nos fez rir muito durante este ano, ilustrando os fatos cotidianos através de charges publicadas nas capas do DIÁRIO DE CARATINGA. Em sua página na rede social, intitulada “EDRA- O humor nosso de cada dia”, uma destas charges está fazendo sucesso absoluto. A bem humorada ilustração traz as “mentiras do ano”. Até às 13h30 de ontem já eram 984 curtidas e 8.354 compartilhamentos da publicação.
Destaque do Agronegócio
Aproveitando a última edição deste ano para terminar de relacionar os destaques de 2015. O setor de agronegócio demonstrou que Caratinga pode inovar em outras culturas, como é o caso a cultura do morango. O exemplo dos irmãos gêmeos Welinton e Welisson, conhecidos no distrito de Santa Luzia como “Branco e Preto”, é o melhor possível, pois apostaram nessa cultura e se valeram do clima ‘temperado’ do distrito.
Destaque do Agronegócio II
Os irmãos moram no Sítio Paraíso. Eles decidiram dedicar o espaço a uma nova modalidade de produção após realizarem uma viagem ao Espírito Santo. “Vimos que a altitude aqui e o clima davam condição para a plantação. Nossa intenção era buscar e revender, mas como não conseguimos tivemos a ideia de plantar”, revela Weliton em entrevista publicada nas páginas do DIÁRIO desta edição de final de ano.
Destaque na Literatura
Em 2013, o destaque na literatura foi o livro “Filho de Maria”, biografia do Monsenhor Raul; em 2014 o destaque foi a trilogia “Juca Cabeleira” de João André Grossi. Em 2015, o destaque na literatura é a biografia do ex-prefeito e farmacêutico Moacyr de Mattos, que governou Caratinga de 1973 a 1977. O livro recebeu o nome de “Uma Paixão Infinita”.
Destaque na Literatura II
O livro, de 175 páginas, conta a história do saudoso prefeito Moacyr de Mattos, que ampliou os horizontes de Caratinga na primeira parte da década de 70. O livro é resultado do trabalho de Moacyr de Mattos Filho. Todo material foi entregue para uma editora especializada para que tornasse essa realidade literária da história de Caratinga. O livro foi lançado em homenagem aos 100 anos de nascimento de Moacyr de Mattos. Parabéns a família Mattos parabéns ao Moarcyzinho, pois “Uma Paixão Infinita” é o destaque da literatura do DIÁRIO em 2015.
Advocacia
O destaque do DIÁRIO na advocacia em 2013 foi advogado Joel Soares; em 2014, Sérgio Horts foi o homenageado. Já em 2015 o escolhido como destaque é o novo presidente da OAB, Samuel André Carlos Franco, que será empossado em janeiro próximo.
Samuel Franco
Ele, que atua na advocacia desde 2002, nas áreas de direito previdenciário, cível, trabalho e direito público, é bem querido no meio e mostra grandeza, não só no aspecto físico, mas nas condições morais para desenvolver sua profissão em uma época em que os valores estão cada vez mais distorcidos. Parabéns a OAB de Caratinga pela sua nova direção, parabéns ao Samuel por ser destaque do DIÁRIO em 2015.
Destaque da Música
O destaque da música escolhido pelo DIÁ- RIO em 2014 foi Bell Vilella, vencedora do festival da Música de Caratinga. Em 2015, o escolhido é Pedro Zopelar, instrumentista, produtor musical e DJ.
Pedro Zopelar
Bacharel em música pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), compositor, arranjador, multi-instrumentista, produtor musical e DJ. Participou do Red Bull Music Academy. Sua paixão por sintetizadores e a necessidade de simplificar sua linguagem musical por propósitos artísticos são fatores que foram decisivos para que Pedro iniciasse carreira na música eletrônica. Atualmente mora em São Paulo, mas é natural de Caratinga e tem familiares que residem na cidade. Ele é filho do ex-presidente da câmara Tomé Lucas Pereira e de Mônica Fraga Zopelar, e sobrinho do colunista social Eduardo Fraga Zopelar. Parabéns por ser o destaque do DIÁRIO da música em 2015.
Destaque da Política
Os destaques da política em 2014 foram: em nível federal o senador Pedro Simon do PMDB gaúcho, que deixava a vida pública após décadas de dedicação. Em nível estadual o escolhido foi o deputado Adalclever Lopes, que naquela época já era cotado como um futuro presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, fato que se confirmou meses depois. Em nível regional, o eleito do DIÁRIO foi o prefeito de São Domingo das Dores, Geraldo Lúcio, que vem conduzindo a prefeitura com bastante austeridade diante da crise financeira do setor público acional. Em 2015, o DIÁRIO através de seu grupo de jornalistas, se absterá de relacionar os destaques na política, até como um protesto por tudo que aconteceu e acontece na política nacional, estadual e regional. A cada dia que vemos, ouvimos e até mesmo noticiando sobre a política, pouco está sendo enobrecedor. Vamos aguardar que em 2016 passamos com enaltecer os destaques da política com novos valores, novas lideranças, novos caminhos.
Personalidade do Ano
A personalidade do ano de 2015, escolhida pelo DIÁ- RIO, é o juiz federal Sérgio Fernando Moro. O magistrado ganhou notoriedade nacional por comandar o julgamento dos crimes identificados na Operação Lava Jato, a investigação do maior caso de corrupção do país. Ele nasceu em 1972 na cidade de Maringá/PR e se formou em Direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995. Sérgio Fernando Moro, além da Operação Lava Jato, também conduziu o caso Banestado, que resultou na condenação de 97 pessoas, atuou na Operação Farol da Colina, onde decretou a prisão temporária de 103 suspeitos de evasão de divisas, sonegação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro – entre eles, Alberto Youssef. No caso do Escândalo do Mensalão, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber convocou o juiz Sérgio Moro para auxiliá-la, devido sua especialização em crimes financeiros e no combate à lavagem de dinheiro. Moro já foi indicado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil para concorrer a vaga deixada por Joaquim Barbosa no STF. Foi eleito o “Brasileiro do Ano de 2014” pela revista “Isto É” e é um dos cem mais influentes do Brasil em 2014 pela revista “Época”. Na décima segunda edição do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, foi eleito a “Personalidade do Ano” de 2014 por seu trabalho frente às investigações da Lava Jato. Em 2015 representou a esperança de que o Brasil seja realmente passado a limpo. Um feliz Natal e um 2016 cheio de novas esperanças, são os votos da coluna Painel à você, nosso leitor. Em 5 de janeiro estaremos de volta, se Deus quiser!