Pesquisas
Tanto a pesquisa Ibope quanto a Datafolha, divulgadas nesta quarta-feira (15), colocaram Aécio Neves (PSDB) à frente da candidata Dilma Rousseff (PT) nas intenções de voto para o segundo turno das eleições presidenciais. O tucano tem 45% contra 43% da petista. A margem de erro de dois pontos.
Fator previdenciário
A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), disse a sindicalistas que pretende criar uma mesa de negociação tripartite – com trabalhadores, governo e empresários – para voltar a debater o fim do fator previdenciário, mas preferiu não se comprometer em acabar com o mecanismo. “Ela disse: ‘Eu não vou enganar vocês porque estou em campanha, não vou dizer que vou acabar com o fator previdenciário, mas vou retomar o processo de debate como fizemos no governo Lula’”, relatou o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, após deixar a gravação que a presidente fez quarta-feira (15) pela manhã com cerca de 200 sindicalistas, em São Paulo.
Encontro
A ex-ministra Marina Silva (PSB) deve ter hoje seu primeiro encontro oficial com o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), após ter formalizado apoio ao tucano no domingo (12). Segundo o deputado licenciado, Walter Feldman, que coordenou a campanha de Marina no primeiro turno, o encontro está previsto para as 10 horas no Espaço do Bosque, local onde a candidata realizou diversos eventos de campanha, na zona oeste de São Paulo.
‘zapzap’
A vedete da vez da campanha eleitoral é o WhatsApp. O aplicativo para smartphones, que permite compartilhamento de fotos, vídeos, áudio e texto, é uma febre no país, e os dois candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), surfam nessa onda espalhando, principalmente, vídeos com declarações de apoio e ataques na tentativa de desconstruir o oponente. Do lado da campanha tucana, vídeos feito com o celular com um depoimento de Aécio dirigido ao público do WhatsApp e outro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) viralizaram, jargão usado por aqueles que trabalham com mídias sociais para classificar uma postagem que se espalha rapidamente entre os usuários. A campanha petista, por sua vez, lançou mão de uma gravação – também com caráter amador – de uma declaração de voto do cantor Chico Buarque