Café
Quem gosta de café dificilmente abre mão de sua dose diária, mas tem aqueles que não vivem sem a cafeína e chegam a consumir seis doses durante o dia. Mas manter esse costume está mais caro e o cenário não deve mudar tão cedo. Pelo visto, os preços, aos poucos, estão sendo repassados ao consumidor, que nas gondolas já deve esta sentindo que o valor do moca subiu.
Café II
Diante da forte competitividade, grandes empresas torrefadoras estão tendo dificuldade para repassar a alta dos custos e da matéria-prima. As empresas do setor têm preferido sacrificar resultados para não perder volumes de vendas e esperar que em 2016 as coisas possam melhorar.
Café III
O déficit no mercado global de café deve continuar pelo segundo ano consecutivo, segundo escritório Carvalhais, de Santos/SP. O motivo seria a desaceleração esperada nas exportações do Brasil, já percebida de julho até novembro no maior produtor de café no mundo. Assim, observando o ano safra que vai até junho de 2016, os analistas já preveem que haverá uma redução na oferta no mercado global.
Café IV
Uma pesquisa recente sobre o mercado de cafeterias de marca no Sudeste da Ásia descobriu que a China mostra o potencial mais forte para crescimento na região. Com os chineses adaptando seu gosto, é bem possível que o fluxo do mercado internacional tende a crescer nos próximos anos, o que seria muito bom para o Brasil.
Política
Vários setores empresariais não estão nada satisfeitos com a condução política que é feita em Caratinga e região. Eles dizem que está difícil um nome de consenso. Para muitos está ocorrendo um vácuo de lideranças regionais. Já outros comentam que a escola iniciada pelo ‘professor Dário Grossi’ já deu o cacho que deveria dar, se esgotou. Agora é descobrir uma nova geração e novos pensamentos.
Política II
Pelo que se comenta, as lideranças caratinguenses não estão gostando de verem uma possível disputa com nomes já conhecidos, caso de Ernani Campos Porto, João Bosco Pessine, Marco Antônio Junqueira e Odiel de Souza. Para essas lideranças, estes políticos podem mudar de grupo, mas seus métodos continuam os mesmos.
Destaques do Ano
Depois de nomear mais dois destaques de 2015, o magistrado Consuelo Silveira Neto e a secretária de Saúde Raquel Carvalho; agora é a vez de conhecermos o Destaque no setor de Cultura.
Destaque da Cultura
Em 2014, o destaque da Cultura foi o cineclubista Vinícius Faria, do Casarão das Artes. Este ano Camilo Lucas é o destaque deste setor. E 2015 foi especial para Camilim, já que a revista Jararaca Alegre completou 40 anos. A data contou com uma série de eventos e foi tema de um especial do DIÁRIO. Nossos parabéns a Camilo, o nome da cultura caratinguense em 2015.