Diagnosticada com surdez profunda ainda bebê, Laís Vitória, de 12 anos, moradora de Vertentes, no Agreste de Pernambuco, ouviu a voz da mãe pela primeira vez na última quarta-feira (19), após a ativação de um implante coclear. O procedimento foi realizado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife.
A adolescente é acompanhada pelo hospital desde 1 ano e 5 meses e passou pela cirurgia no dia 15 de outubro. O dispositivo foi ativado 30 dias depois. Segundo a mãe, Poliana Barbosa, a reação da filha emocionou toda a equipe. “Eu esperei 12 anos por isso. Esperei 12 anos para minha filha escutar a minha voz. Deus é tão bom que a cirurgia foi um sucesso. Com quatro dias após a ativação ela já vem evoluindo muito”, afirmou.
Ao longo da vida, Laís enfrentou desafios, entre eles a perda do pai, quando ela tinha 10 anos. A menina segue sendo acompanhada pela fonoaudióloga Rita Fagundes e pelo cirurgião Francisco de Biase, ambos do Imip.
Para Poliana, cada avanço da filha reforça a fé e a esperança da família. “Deus é fiel. Ele capacita os médicos para realizar esse tipo de cirurgia. Eu digo sempre: Laís é o meu milagre”, disse.
Fonte: NE2 Globo










