* Hebert Luiz Amaral Costa
A competitividade do mundo dos negócios é impressionante se observada com um pouco mais de atenção. A todo o momento somos bombardeados com informações publicitárias vendendo novos produtos, recursos ou serviços. É por meio das vendas que as organizações com fins lucrativos aumentam seus faturamentos e consequentemente conseguem alavancar sua arrecadação monetária. Sejam micro, pequenas ou grandes empresas, a sua razão de existir é comercializar ou vender seus produtos e serviços, principalmente quando sua área de atuação é a iniciativa privada. Mas, como fazer isso? Como vender o suficiente para alcançar sustentabilidade e a lucratividade?
Para o sucesso de uma empresa devem-se utilizar várias técnicas de gestão, uma dessas, para vender mais e melhor, é o Marketing. O Marketing abrange todo o processo de venda e a relação entre a empresa e seus clientes. Segundo Kotler,
Marketing é a função empresarial que identifica as necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente. [1]
É comum confundir Publicidade e Marketing! Isso, porque a Publicidade está inserida no Marketing. Ou seja, publicidade é a arte de difundir ideais, divulgar a empresa, produto e serviço, cujo objetivo é vender. Já o Marketing é um conceito muito mais amplo que divulgar. O estudo de Kotler sobre Marketing, resumidamente, organiza e discute os principais pontos de interesse que uma empresa deve estruturar para posicionar estrategicamente seu negócio diante dos clientes, concorrentes, parceiros e perante o mercado de maneira geral.
Outro problema no entendimento de conceitos de Marketing são os termos Marketing Digital e Web Marketing. O Marketing Digital é um dos tipos ou vertentes do Marketing. O Web Marketing, na verdade, é uma das mídias ou meios do Marketing Digital, tais como o celular, o DVD, o CD, o e-mail, a TV Digital e o SMS. O Marketing Digital utiliza os conceitos tradicionais de Marketing com uma perspectiva multimídia. Ou seja, são conceitos complementares, mas que não se confundem. Dentre as várias alternativas de Marketing Digital, o Web Marketing é a que mais se destaca. Isto, porque, o avanço da indústria básica de computadores, eletrônicos e computação de maneira geral tornou tudo e todos altamente conectados em um mundo globalizado quase que na sua totalidade.
“O motivo mais atraente para a maioria das pessoas comprarem um computador para o lar será para conectá-lo a uma rede de comunicações por todo o país. Nós estamos apenas nos estágios iniciais do que será um avanço realmente notável para a maioria das pessoas – tão notável quanto o telefone”. Esta frase é de Steve Jobs em entrevista a Playboy USA – 1985. Uma mensagem de grande impacto percebido, quando nos deparamos hoje com a Internet altamente difundida globalmente, conectando não apenas computadores, mas outros recursos computacionais e tecnológicos como Smart Phones, Tables, carros, relógios e vários outros dispositivos que conectam pessoas e Organizações. É possível perceber que ocorre na última década uma convergência digital, ou seja, aparentemente “tudo” está migrando para um único local onde as possibilidades são imprevisíveis. Esta grande rede mundial possui uma infinidade de aplicações que vão desde negócios on-line às redes sociais. Este fato viabilizou que a Internet se tornasse uma ótima oportunidade de se realizar técnicas e aplicar planejamento de Marketing com o objetivo de vender mais e melhor.
A forma indicada de ser considerar o conceito de Web Marketing é como um plano que contém as ações necessárias para realizar uma comunicação efetiva pela Internet. O principal objetivo do Web Marketing é divulgar marcas, produtos, serviços e, ainda, promoções e ofertas para propiciar o aumento nas vendas. Assim, percebe-se que por meio da Internet a comunicação deixou de ser realizada em apenas uma direção e passa a ser mais dinâmica, no sentindo de que as empresas e empreendedores criam um maior grau de interação e os feedbacks dos seus clientes são percebidos dinamicamente e com maior velocidade.
O Web Marketing realiza um processo de adaptação dos conceitos de Marketing para a realidade do ambiente digital. Para isso, o Web Marketing conta com diversas técnicas e instrumentos tecnológicos como Web Sites, Blogs, Hotsites, Google AdWords, redes sociais, SEO, googles analytics, entre outras ferramentas. Além disso, possui também vários manuais e guias de boas práticas. Entretanto, promover Marketing na WEB não é tarefa trivial, é preciso que se tenha profissionais adequados para planejar e executar essas ações assim como no Marketing tradicional, principalmente pelo fato de a Internet tornar mais evidentes e difundidas as falhas nas tentativas de comunicação.
Percebe-se, de maneira indireta, uma conotação de integração ou inclusão digital promovida pela Internet. Ou seja, ela está disponível a qualquer um, por um certo custo, permitindo que seja possível a conexão entre os indivíduos e instituições sem distinção de cor, raça, credo, tamanho, pessoa física, pessoa jurídica, enfim, plural. Além do que, o número de pessoas e máquinas interconectadas cresce a olhos vistos. Tudo isto faz com que este ambiente virtual seja altamente propício para se realizar ações de Marketing, visando aumentar vendas e obter sucesso com qualquer tamanho de empreendimento, seja ele pessoal ou empresarial.
* Hebert Luiz Amaral Costa
Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor de ensino superior no Centro Educacional de Caratinga – UNEC e Consultor em Tecnologia da Informação, Gestão Estratégica de Empresas e Gerenciamento de Projetos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, reengenharia e automação de processos administrativos e atua principalmente com as seguintes áreas: software livre, software público, infraestrutura de TI, sistemas de informação especialistas, planejamento e gerenciamento de projetos.
Mais informações sobre autor (a): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750634U3
[1] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. pp. 76-93.