O Esporte Clube Caratinga sediará no dia 6 de maio, às 15h, o “I Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres”
CARATINGA – O Esporte Clube Caratinga sediará no dia 6 de maio, às 15h, o “I Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres”. Segundo o professor jiu-jítsu, Igor Frederico, a ideia surgiu devido à alta estatística sobre violência doméstica contra as mulheres.
Conforme o professor, “o seminário tem o intuito de dar maior segurança para as mulheres quando se trata de agressividade, que acontece tanto dentro da sua residência, na rua, ou até mesmo no ponto de ônibus. E no seminário serão repassadas técnicas que possam ajudar as mulheres se defenderem independentemente do tamanho do agressor ou de sua massa corpórea”. Ainda de acordo com o professor Igor, essas violências não geram apenas o dano físico, geram problemas emocionais e psicológicos.
João Paulo, professor de muay thai, ressaltou que com o crescimento da violência, teve a ideia do seminário. “Geralmente a mulher é mais fraca que o homem, e ele se aproveita disso. É possível realizar essa defesa num momento especifico no intuito de tentar ajudar. O muay thai é um esporte de trocação, luta em pé, geralmente uma agressão começa em pé, é um jeito de não deixar chegar num ponto de agarramento, jeito de repelir a pessoas numa certa distância, dando tempo de correr, por exemplo”, explicou.
SAÚDE
Leticia Bissiato Federici, acadêmica de medicina, também participará do seminário com o projeto denominado “Mulheres cuidando de mulheres”, que é para mostrar a importância de as mulheres cuidarem da saúde. “Nesse projeto traremos algumas informações, lembrando da importância da prevenção de colo de útero, câncer de mama, e também os métodos contraceptivos, que é o planejamento familiar que a gente fala. A nossa intenção é lembrar às mulheres que esse cuidado é muito importante também, e a gente aproveitou que é um evento totalmente voltado para a mulher, pra gente fazer essa abordagem. Eu que atuo muito dentro dos postos de saúde, com alguns professores, a gente vê que muitas mulheres têm ainda um pouco de dificuldade em relação por exemplo ao preventivo que é o nosso exame de cuidado ao câncer do colo de útero, e a gente vê que é muito importante enfatizar esse tema no meio da comunidade. A ideia é levar conhecimento e entendimento”, disse Leticia.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Esporte Clube Caratinga, pelo valor de R$ 60,00, mais um quilo de alimento não perecível. Informações também podem ser adquiridas através do telefone (33) 998843-3830.
- Igor Frederico, Leticia Bissiato e João Paulo, o “Jampah”
- Carla Vieira, atleta e personal trainer, fazendo uma demonstração de defesa com a atleta Gisela Chagas