CARATINGA – No final dos anos 60, Roberto Carlos e Erasmo Carlos eternizaram em “As Curvas da Estrada de Santos” a frase: “Na minha idade a velocidade anda junto a mim”. Décadas depois, essa ideia continua acelerando corações juvenis. Em Caratinga, quem carrega esse espírito é Pedro Nogueira, de 17 anos, um jovem que encontrou no ronco dos motores não apenas a paixão, mas também disciplina, respeito e maturidade.
Pedro começou no kart há pouco mais de um ano e, nesse curto período, já construiu uma trajetória que impressiona até os mais experientes. Em 2024, foi campeão da etapa final da Copa Vale do Aço de Kart em Ipatinga. Em 2025, como piloto da equipe da GS Competições, encarou o desafio do Campeonato Mineiro de Kart na categoria F400 Graduados, uma das mais disputadas do estado, realizada no tradicional RBC Racing, em Vespasiano.
Foram 10 corridas divididas em 4 etapas, entre março e junho deste ano. Pedro terminou em 4º lugar na classificação geral, entre 18 competidores veteranos. “Andar no mesmo ritmo, largar na pole e disputar posição com caras que têm 30, 40 anos de pista é gratificante demais”, comemora.
E se a velocidade é inerente à juventude, Pedro sabe que o automobilismo exige mais que arrojo. Exige respeito na pista — valor que ele defende com firmeza. “O sangue nos olhos, a vontade de ultrapassar, de ser melhor, sempre vão existir. Mas o respeito é o que mantém o esporte vivo. Quem não respeita adversário, adversário algum respeitará ele depois”, sentencia.
Conciliar as pistas com os estudos não foi tarefa simples para Pedro. Entre treinos em Ipatinga, viagens frequentes a Belo Horizonte e competições, o jovem precisou reorganizar a rotina para não comprometer o desempenho escolar. “Era sair de madrugada, treinar o dia todo e voltar exausto pra estudar. Muitas vezes precisei fazer prova cansado ou levar livro na estrada. Mas quando a gente ama o que faz, a gente dá um jeito”, relembra. Para ele, o kart trouxe não só experiência esportiva, mas disciplina, responsabilidade e a certeza de que sonhos exigem renúncias — e boas notas, claro.
Essa postura é inspirada em quem para Pedro continua sendo a maior referência: Ayrton Senna. Além de carregar um capacete nas cores do Brasil, Pedro leva na memória as corridas, manobras e ensinamentos do ídolo. “Eu comecei a gostar de automobilismo assistindo os vídeos das ultrapassagens do Senna. Pra mim, ele não foi só o melhor piloto, mas o exemplo de entrega total naquilo que se faz”, conta.
Senna deixou uma frase: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”. E Pedro segue essa máxima à risca. Treina diariamente na academia Allp Fit, sua patrocinadora, mantém uma rigorosa preparação física e treina no simulador profissional em casa. “Muita gente pensa que kart é só dirigir. Não é. Exige preparo físico de atleta profissional, principalmente de braços e ombros. É preciso estar 100%”, explica.
Entre os ídolos contemporâneos, Pedro cita Max Verstappen, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, o brasileiro Gabriel Bortoleto — recém-chegado à Fórmula 1 — e veteranos como Fernando Alonso e Rubens Barrichello. “Admiro quem acelera forte e sabe respeitar adversário. A rivalidade na pista não pode virar falta de caráter”, defende.
O jovem piloto reconhece ainda a importância do apoio familiar. “Meu pai trabalha o dia todo e, nas madrugadas de sábado, dirige até Belo Horizonte pra me levar pra treinar. Sem ele, sem minha mãe e minha família, nada disso seria possível”, agradece.
E os planos são ambiciosos. Pedro sonha em migrar para os carros, disputar a Porsche Cup Brasil, a Stock Car e, quem sabe, chegar à Fórmula 4 e até à Fórmula 1 ou Fórmula Indy. “Sempre com o pé no chão, focando na categoria onde estou agora, buscando melhorar, conquistar pódios e, principalmente, fazer bonito e com respeito”, resume.
Enquanto isso, segue em busca de novos patrocinadores e apoiadores, sem esquecer de agradecer os atuais: Supermercado Soares, Soel Gênesis Clínica Médica, Garra Auto Center, Classe A Veículos. Top Granitos, Folly Super Troca de Óleos, Allp Fit Academia e Click internet.
Cada volta completada, cada troféu erguido, cada adversário respeitado são passos dessa caminhada. Pedro Nogueira, no volante, ultrapassa adversários e contornas curvas com amor à velocidade — e respeito pela corrida.