A querida cidade vizinha de Santa Rita de Minas, que até o começo dos anos 90 era um distrito de Caratinga, historicamente sempre foi um dos grandes celeiros de talentos da região em diversas modalidades esportivas. Quando o assunto é futebol então, muitos foram os craques produzidos nos campos de Santa Rita. Principalmente no principal, estádio Cel. Galdino Pires, palco de momentos memoráveis do grande Leopardo da Vila. Como não se emocionar, lembrando do timaço bicampeão em 1988/89: Uma geração brilhante que encheu os olhos de quem gosta de bom futebol. Um timaço esse da foto bicampeão em 89: Roberto, Marcelo, Roberto, Amarildo, Cleider, Beline, Carlinhos Careca (técnico). Agachados, Mário da tia Rita, Adílson, Marquinhos, Chita e Luizinho. No dia 25 de Fevereiro de 1989 no estádio Cel. Galdino Pires, o Santa Rita venceu o Anápolis por 2 a 1 e conquistou o título. Sem dúvida uma geração que marcou e deixou muita saudade não só nos torcedores do Leopardo, mas, em todos que são apaixonados por futebol. Sem dúvida quem teve a oportunidade de ver esses caras em campo, sabe que reunir outro time com tanta qualidade é quase impossível.
História também na base
Como disse, Santa Rita sempre teve um histórico de cidade formadora de craques e grandes times também na base. Recentemente, o último grande trabalho de destaque foi sob o comando do Policial Militar Roni, que por um bom tempo desenvolveu um brilhante trabalho na formação.
Bem antes, no começo dos anos 90, tive o privilégio de ser capitão de outro grande time na categoria juvenil, sub 17 em 1991. Tive o prazer de vestir a camisa azul e branco também no Campeonato Mineiro Juniores em 1994. Uma época que a cidade respirava futebol e pulsava em dia de jogos.
Atualmente, o estádio Municipal está em ótimas condições, e ganhou até arquibancada coberta. Algo que não tinha na minha época. Porém, o time do Santa Rita está ausente já faz um tempo dos Campeonatos Regionais. Além disso, tem faltado pelo menos um projeto social de formação. Algo que a cidade sem dúvida merece.
Gestores precisam valorizar o esporte
Verdade seja dita, para a maioria dos prefeitos eleitos, principalmente em nossa região, esporte serve mesmo apenas para discurso em campanha eleitoral né. Depois de eleitos, a maioria demonstra o mesmo desprezo pelo esporte dos antecessores. A principal prova disso, acabam escolhendo para às pastas de esporte, pessoas que tem pouca, ou nenhuma qualificação para o cargo. Assim, os resultados são sempre muito abaixo do necessário para obtenção de uma evolução real. Para comprovar oque estou dizendo, alguém me aponte um projeto social esportivo atual, desenvolvido por alguma Secretaria de Esportes em qualquer município da nossa região. Posso garantir que não temos três.
Rogério Silva
abrindoojogocaratinga@gmail.com
@rogeriosilva89fm