Regional: Limão Doido de volta
Com início marcado para o dia 09 de agosto, sem dúvida uma das boas notícias do Campeonato Regional é o retorno do Limoeiro. Embora não tenha conseguido ainda em sua curta história ser campeão da LCD, o Limão Doido já marcou posição sempre com ótimas campanhas e grandes times. O clube que já “bateu na trave” algumas vezes, principalmente quando era favorito e decepcionou na chegada, promete como sempre um elenco de qualidade pra quem sabe dessa vez conquistar o cobiçado título de campeão Regional da Liga Caratinguense de Desportos. Tenho certeza que apoio popular não irá faltar ao Limão Doido. Afinal, sem em campo às vezes o time deixou a desejar, fora dele á torcida sempre fez sua parte. Certamente, o retorno da Sociedade Sportiva Bairro Limoeiro dará um brilho especial ao certame 2015.
Mineiros: Sem vitória na rodada
Os três grandes clubes mineiros passaram em branco a rodada. O América, na Série B, perdeu uma invencibilidade de seis jogos. A derrota para o Oeste do interior paulista teve influência direta da arbitragem. Porém, não se pode perder o foco. O time jogou bem apesar do resultado.
O Atlético também saiu derrotado diante do Corinthians em São Paulo. Entretanto, a atuação do time não foi ruim. Embora tenha cometido uma falha de marcação no gol corintiano, o Galo se comportou bem. Mas, diante da melhor defesa do campeonato, faltaram espaços para finalizações. Ainda assim, levou perigo ao gol adversário. Como escrevi na coluna de sábado passado, assim como uma vitória não iria significar a conquista do título antecipado, uma derrota também não pode abalar a confiança. Até porque o time manteve o padrão de atuações. A diferença é que dessa vez o resultado foi ruim. Na próxima rodada contra o Figueirense em casa o Atlético tem tudo pra se manter na ponta.
Do lado azul da lagoa a história é diferente. O empate contra o Avaí, depois de estar vencendo por 1 a 0, deixou a torcida irada. As vaias depois do jogo foram justas. Diferente do Atlético que jogou bem e perdeu, a Raposa jogou mal apesar do um ponto conquistado. Aliás, empate em casa com o Avaí significa perda de dois pontos e não conquista de um. Muitos erros de passe, sem profundidade nos ataques, e um erro de marcação no segundo tempo decretaram o placar de 1 a 1. Mais uma vez a diretoria foi o principal alvo das vaias. Por outro lado, na minha humilde opinião as cobranças também precisam ser feitas ao técnico. Afinal, alguns erros de posicionamento defensivos são inaceitáveis para um time que teve a semana toda para treinar. O próximo compromisso contra o São Paulo no Morumbi será outro desafio interessante.
Eles são os donos da verdade
A nova recomendação da CBF para coibir o excesso de reclamações dentro de campo esta causando outra distorção. Se antes a qualquer erro da arbitragem jogadores se amontoavam em torno dele para reclamar e irritavam até quem estava no sofá da sala, agora são os homens do apito que estão exagerando. Mesmo diante dos erros mais bisonhos cometidos pelo “senhor juiz”, qualquer um que reclamar ou aplaudir ironicamente como fez o técnico do São Paulo, será expulso. Os árbitros ganharam da comissão de arbitragem da CBF um “alvará” pra fazer lambanças. Afinal, não se pode reclamar deles. Tornaram-se os donos da verdade, suas decisões não podem ser contestadas. Reconheço que alguns jogadores e técnicos são tão chatos que deveriam receber cartão amarelo ainda no vestiário antes do jogo começar. Porém, esse poder todo na mão dos árbitros também está causando uma distorção enorme no jogo.
Rogério Silva