UMA JORNADA JURÁSSICA

Paleomirim dá início aos 25 anos do Fossilis

 

CARATINGA– O Grupo Fossilis completará 25 anos de fundação em 2026, consolidando uma trajetória marcada pela divulgação científica e cultural, com foco especial nas ciências naturais. Para celebrar essa história, as comemorações já começaram em 2025, com uma programação especial.

A primeira atividade foi a Exposição do Projeto Paleomirim, realizada na quarta-feira (24) na Biblioteca Pública de Caratinga. O evento contou com a presença de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que puderam conhecer fósseis, réplicas de animais pré-históricos e artefatos arqueológicos.

O Paleomirim é uma iniciativa do Fossilis, que há anos leva ciência, cultura e história às escolas de Caratinga e região. Mais do que uma mostra, o projeto tem como objetivo despertar a curiosidade do público, promover a educação patrimonial de forma gratuita e valorizar a identidade cultural, reforçando a importância da preservação do patrimônio histórico e científico.

Com apoio de instituições como a Sociedade Brasileira de Paleontologia e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte — por meio da Superintendência de Cultura e Esporte, do Departamento de Cultura e do Departamento de Turismo —, o projeto amplia horizontes e fortalece o vínculo da comunidade com sua própria história.

Segundo o presidente do Grupo Fossilis, Luis Antônio da Costa, o momento marca um novo ciclo de atuação. “O Grupo Fossilis está fazendo 25 anos, a gente começa agora e vai até o ano que vem para comemorar. Trazemos aqui, de forma até comemorativa, o lugar que foi a primeira exposição do grupo, a Biblioteca Pública de Caratinga, e trazemos esse recomeço. O grupo nunca parou, temos links com redes sociais e já atuamos de várias formas, não só em Caratinga, mas em outras regiões do Brasil. Agora queremos estruturar ainda mais nosso trabalho, aproximar a ciência das crianças e ampliar para outros campos do conhecimento também”.

Durante a exposição, itens originais chamaram a atenção dos visitantes, como o âmbar com um inseto preservado, lembrando a famosa teoria apresentada no filme Jurassic Park. Luis Antônio destacou ainda que o Fossilis está aberto para receber doações e apoiar descobertas. “Às vezes as pessoas têm em casa algo que pode ser de interesse científico e não sabem onde colocar. Podem nos procurar, porque podemos dar suporte. A história faz parte do nosso cotidiano e nos ajuda a projetar as próximas gerações”, reforçou.

A professora e educadora social Maria Helena Maia acompanhou os alunos da APAE e destacou a importância da atividade. “Isso é muito importante. A gente está sempre abraçando todos os convites. Graças à nossa direção, que está sempre atenta, podemos trazer os meninos para ampliar o conhecimento. Falar dos dinossauros desperta curiosidade, até por causa dos filmes, e aqui eles percebem que tudo isso existiu realmente. Isso ajuda a entender melhor o presente”.

Os estudantes participaram ativamente e compartilharam suas impressões. O aluno Deivid Henrique ressaltou a relevância do aprendizado: “Aprendi que a história é muito importante para a evolução e continuação da humanidade. Principalmente quando o assunto é a história dos animais e da evolução. Eu gosto muito de história e geografia, então sempre pesquiso mais. Gosto bastante da construção e queda de impérios, como o Romano e o Alemão”.

Já o colega Bruno Maximiano da Silva destacou a experiência com entusiasmo: “Aprendi a respeitar os animais, aprendi bastante coisa. Achei muito legal. Graças a Deus, passeio muito bom”.

A programação dos 25 anos do Grupo Fossilis seguirá até 2026, reafirmando o compromisso da associação com a ciência, a cultura e a preservação da memória histórica da região.

O Paleomirim é uma iniciativa do Fossilis, que há anos leva ciência, cultura e história às escolas de Caratinga e região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *