CARATINGA – O distrito de São Cândido, em Caratinga, entra em uma nova etapa do programa de regularização fundiária “Morar Legal”, que garantirá escrituras gratuitas a quase 900 famílias. Nesta terça-feira-feira (4 de novembro), às 19h, será realizada uma reunião comunitária na Escola Municipal Naytiara Franco Cassiano, conduzida pelo prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni Corrêa, e pela equipe técnica da VersaUrb, encarregada do trabalho que, em toda a cidade, regularizará mais de 11 mil lotes.
No encontro desta terça-feira serão apresentados os próximos passos do programa, que agora avança para o cadastro social das famílias, etapa decisiva do processo de titulação. O atendimento começa nesta quarta-feira (5 de novembro), e seguirá até o dia 22, das 9h às 16h, no Posto de Saúde da Família de São Cândido. É nessa etapa que cada morador apresenta seus documentos pessoais e do imóvel, formalizando a posse e garantindo o direito à escritura registrada em Cartório, sem burocracia e sem custo.
CADASTRO SOCIAL
O cadastro social, que será iniciado na quarta-feira, é o ponto de virada do processo. É quando o morador deixa de ter apenas o reconhecimento informal da posse e passa a ser titular de um bem legalmente reconhecido, com segurança jurídica e valorização do imóvel.
O trabalho de regularização fundiária em São Cândido contempla 868 lotes identificados no levantamento técnico realizado com o apoio de drones e novas plantas de parcelamento elaboradas pela Versaurb. Desses, 721 lotes possuem edificações, e 147 não edificados. A maior parte é de uso residencial unifamiliar (551), seguida por multifamiliar (112), além de imóveis vagos (140), mistos (36), institucionais (9), comerciais (8) e de outras destinações menores.
REPARAÇÃO
Criado em 1953, o distrito de São Cândido tem aproximadamente 2.700 habitantes e uma formação urbana marcada pelo crescimento espontâneo e pela ausência de titulação formal ao longo das décadas. O “Morar Legal” chega como uma reparação esperada há anos, oferecendo o reconhecimento jurídico dos terrenos e impulsionando a valorização imobiliária local.
Conforme o prefeito de Caratinga, a implantação do “Morar Legal” em São Cândido representa um marco no avanço da política pública de habitação e ordenamento territorial. Ele destacou que a meta é alcançar ampla adesão da comunidade, garantindo que o maior número possível de famílias conquiste a escritura definitiva de seus imóveis.








