Prefeitura de Caratinga cria Secretaria de Finanças

CARATINGA- Após aprovação na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Caratinga criou um novo cargo em comissão: a Secretaria Municipal de Finanças.

Agora, o executivo contará com 10 secretários, sendo Administração e Recursos Humanos; Planejamento e Fazenda; Desenvolvimento Econômico; Obras Públicas e Defesa Social; Agricultura, Abastecimento e Agronegócios; Meio Ambiente e Serviços Urbanos; Desenvolvimento Social; Saúde; Educação, Cultura e Esporte; e Finanças. A remuneração é de R$ 7.991,10.

No documento assinado pelo prefeito Dr. Welington Moreira, a justificativa é de que após estudo e avaliação, a Administração entendeu que para o seu melhor funcionamento era necessário retirar algumas atribuições da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda, criando a Secretaria Municipal de Finanças, a qual ficará responsável, única e exclusivamente, para trabalhar com a gestão e execução orçamentária e financeira da Administração.

De acordo com o projeto aprovado, a nova secretaria vai executar funções de gestão financeira, contábil e fiscal, tendo dentre suas atribuições acompanhar e controlar a execução orçamentária; processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração Financeira, orçamentaria e patrimonial; coordenar a elaboração do orçamento anual e plurianual de investimentos, acompanhar sua execução e avaliar seus resultados, propondo as medidas corretivas necessárias; elaborar, acompanhar e rever a programação financeira; receber, guardar e movimentar valores; fiscalizar a regularidade das despesas, preparar ordens de pagamento e expedi-las com autorização da autoridade competente; fazer a contabilidade; e preparar balanços, balancetes e prestações de contas.

 

 

CARGO: SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E FAZENDA

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO

– Elaboração dos Planos Estratégico, Tático e Operacional, compatibilizando-os com as diretrizes do Plano de Governo e com as determinações do Executivo Municipal.

– Coordenar e garantir a execução da política fiscal, financeira e tributária do Município de Caratinga.

– Executar programas, projetos e atividades relacionadas às áreas, fiscal e tributária.

– Executar funções de gestão fiscal do Município.

– Centralizar e supervisionar as atividades relativas à compra, recebimento, guarda e distribuição de materiais e equipamentos.

– Consolidar a elaboração e coordenar a implementação do plano de ação anual do Governo Municipal e de sua programação global e setorial, em articulação com as demais Secretarias.

– Coordenar, em articulação com as demais Secretarias, a manutenção do Centro de Processamento de Dados.

– Acompanhar assuntos de interesse do Município relativos a programas e projetos de sua área de competência, junto a órgãos federais e estaduais.

– Executar tarefas afins, determinadas pelo Chefe do Executivo Municipal.

 

 

CARGO: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO

Organizar, coordenar e controlar todos os serviços da Secretaria Municipal de Finanças, bem como os lançamentos contábeis e as necessárias conciliações, devendo para isto:

– Avaliar se os procedimentos adotados atendem, adequadamente, a administração dos recursos financeiros e detectar possíveis deficiências de controle.

– Verificar a escrituração diária do livro de Tesouraria.

– Verificar se há escrituração diária do livro de contas correntes bancárias, possibilitando informação precisa dos saldos.

– Elaborar o fluxo de caixa, com base nos créditos e nas dotações autorizadas, nas leis orçamentárias e de créditos adicionais e também com base nas operações extra-orçamentárias, bem como compatibilizar os pagamentos aos recebimentos.

– Verificar a escrituração do Boletim Diário de Caixa, com destaque das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias e dos saldos do dia anterior e para o dia seguinte.

– Conferir se existem cartões de assinatura dos ordenadores de despesas e dos responsáveis pela autorização de pagamentos e assinatura de cheques, e se os mesmos são mantidos em local seguro, se os cheques são emitidos com cópias; se os cheques são assinados por no mínimo duas pessoas; se os talões são mantidos em local seguro; a existência em cofre de notas, moedas e cheques, cujos valores serão lançados no Termo de Caixa e confrontados com os saldos escriturados nos livros e na contabilidade.

– Planejar e controlar os processamentos de pagamentos e repasses efetuados aos fornecedores e prestadores de serviços de todas as secretarias, inclusive do Gabinete.

– Executar programas, projetos e atividades relacionadas às áreas financeiras.

– Executar funções de gestão financeira e contábil.

– Acompanhar e controlar a execução orçamentária, processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial.

– Coordenar a elaboração do orçamento anual e plurianual de investimentos, acompanhar sua execução e avaliar seus resultados, propondo as medidas corretivas necessárias.

– Executar tarefas afins, determinadas por quem de direito

Uma resposta

  1. FALO NADA !!!!!! SÓ FICO OLHANDO!! GOSTARIA DE SABER SE O COORDENADOR DA URGENCIA E EMERGENCIA DA UPA É UM MEDICO HABILITADO PARA TAL OU ENFERMEIRO. PQ O TAL RONILSON NÃO SABE ATUAR EM UMA PARADA CARDIORESPIRATÓRIA, MAS ESTA LÁ COMO UM X9 PARA A VANIA QUE É OUTRA QUE FAZ DA UPA SEU CAIXA DOIS. DEUS ME LIVRE TA. ESTAMOS A PERIGO! SOCORRO.