CARATINGA – “Quando eu cheguei na Escola Professor Jairo Grossi, em 2022, não fazia ideia do que era uma redação do ENEM. Eu tive muita dificuldade. A primeira redação que fiz, aqui, eu mal consegui escrever, não sabia nem como fazer uma argumentação, não tinha noção do que era um projeto de texto. Mas, com as mentorias trabalhadas na escola, eu aprendi (desde a base) e fui me desenvolvendo”. Este é o relato da Sara Alves Martins de Arruda, de 18 anos, que concluiu o Ensino Médio em 2023. Apesar das dificuldades enfrentadas, ela encontrou na Escola Jairo Grossi todo apoio e incentivo necessários para se desenvolver e entender que era capaz de se superar. A prova disso? Sua nota na redação da última edição do ENEM: 980 pontos.
Assim como ela, mais de 80% dos alunos da Jairo Grossi que fizeram a prova alcançaram a pontuação de 900 – e notas acima desta – na Redação. Representando estes mais de 30 alunos que se destacaram, está o Gabriel Moreira – que ingressou na escola quando ainda era bem pequeno. “A Jairo é minha primeira escola – primeira e última, né?! [Risos] Esta minha nota, 980 na Redação, é fruto de um processo que vem desde que eu comecei a estudar. Neste último ano, tudo isto foi reforçado e aprimorado. O Projeto de Texto que a ‘tia Eliza’ passa, abre a nossa cabeça porque aborda vários eixos e nos faz pensar além. Não só pensar, mas também saber organizar e colocar estas ideias, raciocínios, no papel. Fora isto, a gente treina muito o texto – o que facilita a escrita”.
Outro que também teve esta pontuação alta foi o André de Paula, de 17 anos. Ele contou que nem era “tão apaixonado assim” por Redação mas acabou se “encontrando” quando começou a estudar na Jairo Grossi. “Eu ingressei, aqui, em 2021. Vim de Inhapim para fazer o 1º ano do Ensino Médio. Foi aqui que eu aprendi e, digamos assim, me entrosei com a redação [risos]. Um diferencial que eu percebo na Jairo é esta atenção que toda a equipe nos dá. Isto nos encoraja, incentiva e mostra que somos capazes”.
Eliza Rezende Marques é a professora de Redação e responsável pelo Projeto de Mentoria citada pelos alunos com tanto carinho e gratidão. “Eu sou professora na Jairo Grossi há mais de 20 anos. Então, faz tempo que eu trabalho com Redação e Literatura. Isto me fez ver que o processo, a construção da escrita, precisava de um aprimoramento. Foi a partir daí que, em 2020, eu apresentei a proposta desta Mentoria de Redação e Repertórios. A escola, então, aceitou este desafio, abraçou, e desde este período a gente tem conquistado resultados maravilhosos”.
Reconhecida por uma abordagem educacional inovadora, a Escola Professor Jairo Grossi, mais uma vez, foi destaque, por meio destas notas excepcionais de seus alunos. Indo muito além do tradicional, o educandário busca desenvolver habilidades socioemocionais, éticas e cidadãs, preparando os estudantes não apenas para o ENEM, mas para os desafios que enfrentarão ao ingressar na vida adulta.
“O segmento ‘Ensino Médio’ fecha a Educação Básica. Então o nosso papel é amarrar tudo que foi construído ao longo da vida acadêmica do aluno. E a gente tem, ainda, o papel primordial de incentivar os estudantes a mostrarem suas competências. Quando eles participam de uma Olimpíada, quando recebem um Mérito Estudantil, quando se destacam em uma prova de larga escala (como o ENEM), a gente percebe que o trabalho está dando certo. Afinal, estes nossos alunos que tiveram estas notas excepcionais fazem parte de 4% do cenário nacional de uma elite”, pontuou a supervisora pedagógica do Ensino Médio da escola, Magaly Araújo.
Com a adoção de uma metodologia inovadora – que busca estimular a criatividade e a argumentação dos alunos desde os anos iniciais – a Jairo Grossi trabalha, por meio de uma equipe altamente qualificada, a prática regular de redações, aliada a um feedback construtivo por parte dos professores, que contribui para a formação de estudantes críticos e aptos a enfrentarem os desafios da prova.
“É uma alegria muito grande saber que a escola está desenvolvendo um trabalho competente e onde toda a equipe está empenhada em cuidar da formação integral dos alunos, desde a Educação Infantil. É claro que no final nós fechamos, pontualmente, com o trabalho da Mentoria, mas todas as etapas deste processo são importantes. Quero parabenizar toda a equipe, toda a família Jairo Grossi, os alunos, que se empenharam e trouxeram mais estes resultados positivos, elevando e provando a excelência do ensino da nossa escola”, concluiu a diretora pedagógica da Escola Professor Jairo Grossi, Eci Fernandes.