Justiça Eleitoral de Caratinga convoca para biometria

CARATINGA- Com o objetivo de garantir maior segurança e agilidade nas eleições de 2026, a Justiça Eleitoral de Caratinga promove o “Dia B da Biometria”. A ação, que visa o cadastramento biométrico e a regularização da situação eleitoral, ocorrerá no dia 4 de outubro, das 9h às 17h, nos cartórios eleitorais de Caratinga, localizados na Avenida Presidente Tancredo Neves, 135.

O juiz Alexandre Ferreira destaca a importância da biometria para a segurança do processo eleitoral. “O objetivo da biometria, gente, é trazer maior segurança na hora das eleições. Com a biometria não poderá haver falsificação ou uma pessoa indo votar no lugar de outra. A biometria é importantíssima porque no dia da eleição, com a biometria, a identificação do eleitor na hora de votar vai ser feita de forma mais rápida”.

O magistrado ainda reforça o convite: “É importantíssimo que todos os eleitores aqui da nossa cidade, da nossa região, venham à justiça eleitoral para fazer a biometria… Para tanto, a justiça eleitoral está aqui de portas abertas, inclusive agora no dia 4 de outubro… vai estar aberto aqui no sábado para que todos possam vir aqui fazer a biometria. É preciso apenas a pessoa trazer uma identidade e um comprovante de endereço que nós iremos fazer a biometria. Não precisa agendar, é muito rápido”.

Arilson Oliveira, chefe de cartório, complementa, que o dia B da biometria, convocado pela presidência do TRE de Minas Gerais, vai acontecer em todos os cartórios eleitorais de Minas Gerais. “É um convite para que todos os eleitores que por acaso não tenham feito ainda o cadastro biométrico compareçam a uma unidade da justiça eleitoral mais próxima para realizar o cadastro biométrico”.

Ele ainda faz um convite especial aos jovens. “A gente aproveita para convidar não só os eleitores que por acaso não tenham a biometria, mas também aquele jovem que completa 16 anos o ano que vem até o dia da eleição, que ele já procure o cartório eleitoral de uma vez para realizar o seu cadastro biométrico, tirar o seu primeiro título e estar habilitado para votar o ano que vem, inclusive evitando filas próximo do prazo final para o cadastro eleitoral”.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Além da coleta de biometria, estarão disponíveis no dia 04/10 os seguintes serviços:
– alistamento eleitoral;
– revisão de dados;
– transferência do título de eleitor;
– regularização do título de eleitor;
– emissão de certidões.
Para ser atendido, basta levar os seguintes documentos:
– documento de identificação com foto ou certidão de nascimento ou casamento
(original);
– comprovante de endereço;
– comprovante de quitação militar – para homens que completam 19 anos em 2025.
Sobre as Eleições 2026
Em 2026, haverá eleições gerais no dia 4 de outubro. Eleitoras e eleitores votarão para
deputado estadual, deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente da
República. O cadastramento biométrico e outros serviços relacionados ao título de eleitor
só estarão disponíveis até 6 de maio de 2026, quando o cadastro eleitoral será fechado.