Juiz Alexandre Ferreira recebe Medalha Desembargador Hélio Costa

CARATINGA- Na noite de sexta-feira (28), o Poder Judiciário realizou em Caratinga uma das mais tradicionais e importantes homenagens da comarca: a entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa. Em 2025, a honraria foi concedida ao juiz Alexandre Ferreira, titular da 2ª Vara Cível de Caratinga, reconhecido por sua longa e exemplar trajetória na magistratura local.

O juiz Alexandre consolidou uma atuação marcada pela ética, equilíbrio e dedicação ao serviço jurisdicional. É o magistrado que, em toda a história da comarca, permaneceu por mais tempo no exercício contínuo da função, um feito que evidencia sua expressiva contribuição para o fortalecimento da Justiça na região. Ao longo de mais de duas décadas, sua presença constante reforçou o compromisso institucional e o respeito à comunidade que atende.

A medalha — concedida a cada dois anos — homenageia pessoas que prestam relevantes serviços à Justiça de Primeira Instância e reverencia o desembargador Hélio Costa, que se destacou na magistratura mineira como corregedor-geral de Justiça e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Reconhecimento e emoção

Em seu discurso, o juiz Alexandre Ferreira expressou gratidão e ressaltou o significado especial da homenagem: “Essa premiação, claro, me deixa muito feliz, muito orgulhoso, porque o objetivo da medalha ali posta no nosso Tribunal de Justiça é premiar aquelas pessoas que vêm prestando um relevante serviço ao Poder Judiciário local. Para mim isso significa que é um reconhecimento da comunidade jurídica aqui de Caratinga, da nossa comarca, de que o meu trabalho está sendo bem feito, que está sendo relevante, está sendo proveitoso aqui para a nossa comarca. E claro, isso me deixa muito feliz”.

O magistrado também destacou a marca histórica que está prestes a completar: “Esse ano eu completei 25 anos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e daqui a seis meses eu também completo 25 anos como juiz de direito aqui na comarca de Caratinga. Na realidade eu estou sendo até agora o juiz mais longevo nessa comarca. Nunca ninguém conseguiu ou teve a oportunidade de ficar aqui 25 anos como eu estou aqui agora”.

Ele ressaltou ainda as peculiaridades e o vínculo construído com a população ao longo desse período. “A cidade pequena tem essas vantagens. É muito comum a gente sair na rua, às vezes parar para conversar com alguém, para conversar com uma parte, com o próprio advogado. Então tem essas peculiaridades, tem essas características. A gente tem que entender isso, tem que ter muita paciência, tem que parar, tem que conversar. É algo que a gente acostuma e, claro, acho bem interessante, bem bacana”.

Encerrando sua fala, o juiz reforçou o comprometimento que a medalha representa. “O sentimento é claro, é sempre de responsabilidade. Significa essa medalha para mim que eu tenho que continuar trabalhando mais, tentando desenvolver a justiça aqui para que a gente possa estar cada vez melhor”.

Homenagem reconhecida pela comunidade

O prefeito de Caratinga, Dr. Giovanni, destacou a relevância do trabalho do magistrado e lembrou sua participação na comissão responsável pela indicação. “O doutor Alexandre é um juiz que tem o respeito de toda a nossa sociedade caratinguense. Está conosco há 24 anos e desenvolve um trabalho aqui impecável. E eu fiz parte da comissão para que escolhesse a pessoa que fosse receber essa medalha”.

O prefeito reforçou sua convicção na escolha: “Fui um dos que opinei e disse: o doutor Alexandre é uma pessoa que faz por merecer. A função de juiz não é uma função que muitas vezes agrada a todos. Entretanto, quando se faz justiça, a pessoa continua sem ninguém interpelar. Por quê? Por causa das atitudes que são justas. E nós vemos na pessoa do doutor Alexandre essas atitudes em todo o tempo, de todas as decisões que ele até aqui tomou. É um homem que merece todo o respeito da sociedade caratinguense por sua conduta ilibada. Um cidadão maravilhoso na nossa cidade. O conheço há um bom tempo e sei do merecimento dele para essa comenda”.

O homenageado com o prefeito Dr. Giovanni e o juiz Consuelo Silveira Neto
Cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira (28/11)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *