CARATINGA – A Escola Estadual Cel. Florentino Miranda Costa, localizada no distrito de Sapucaia, em Caratinga, realiza uma mobilização intensa para garantir resultados expressivos na edição 2025 do Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB).
A escola já se destacou em 2023, ao atingir o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino médio em Minas Gerais. Para o diretor Enilson Lana, a conquista reflete o esforço coletivo de professores, alunos, pais e da comunidade escolar. “O IDEB combina o desempenho dos estudantes em avaliações, como o SAEB, e as taxas de fluxo escolar, permitindo planejar políticas educacionais e identificar escolas que precisam de mais atenção. Este resultado é fruto de um trabalho conjunto e consistente”, explicou.
Segundo o diretor, a preparação para o SAEB 2025 vem sendo realizada ao longo do ano e foi intensificada nos últimos meses, com a chegada de um material de apoio produzido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE). “A Superintendência Regional de Ensino (SER) de Caratinga e todas as equipes escolares estão mobilizadas. Em 2025, vamos reescrever a história. O trabalho é intenso e vai dar frutos”, afirmou Lana.
A especialista Marilda Lourdes destaca o engajamento dos estudantes. “Ver alunos motivados dessa maneira é impactante. Nunca antes vimos empenho tão grande. Eles querem de verdade entrar para a história, não apenas da escola, mas da educação mineira. As lives e encontros de incentivo estão sendo fundamentais, e os resultados que virão vão surpreender a todos”, acrescentou.
Conforme a direção, a mobilização da Escola Estadual Cel. Florentino Miranda Costa reflete um esforço coordenado em toda a rede estadual mineira, com o objetivo de alcançar uma marca histórica no SAEB 2025.
