CARATINGA- Oito anos de sonhos, arte e acolhimento. Assim a idealizadora Bia Mussi define a trajetória da Casa Viva Meraki, que comemora seu aniversário com uma programação especial no dia 9 de agosto, na Praça da Estação, em Caratinga. O evento faz parte do projeto Cultura na Praça e promete uma tarde repleta de atividades para toda a família, com teatro, circo, dança, música, feira gastronômica e muito mais.
“Fico até emocionada com esses oito anos da Meraki. Realmente é um momento que lá atrás a gente imaginava chegar, mas não imaginava chegar tão longe”, afirmou Bia. “Com uma programação tão vasta, oferecendo tantas ações na cidade, ao redor, e a gente também está ampliando os nossos horizontes e realizando eventos em outros estados”.
Criada com o propósito de acolher, a Casa Viva Meraki nasceu com uma proposta inclusiva e transformadora. “Quando eu abri o Instituto Casa Viva Meraki, o objetivo era acolher — por isso que chama Casa — as pessoas de diferentes idades, crianças, jovens, adultos, idosos, oferecendo atividades culturais e artísticas”, explicou Bia.
Desde as primeiras oficinas de teatro até o atual projeto Semente Meraki, que atende gratuitamente mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, a Meraki vem se consolidando como referência em educação artística. “O objetivo é das crianças que vão para a escola de manhã poderem se expressar livremente na Meraki à tarde e vice-versa. E lá atrás a gente já tinha um sonho de poder oferecer as atividades de forma gratuita. Hoje já faz mais de três anos que a gente está conseguindo fazer isso”.
Além do Curso Livre de Teatro, carro-chefe do instituto desde sua fundação, a Meraki realiza festivais e ações culturais em várias cidades. “Estamos muito orgulhosos do nosso processo. Nesse momento temos uma turma linda, que era infantil e agora é infanto-juvenil. Nossas crianças cresceram, já são pré-adolescentes. Mas temos pessoas até de 40, 50 anos no curso”.
Como parte das comemorações, a Casa oferece uma semana de aula experimental gratuita na primeira semana de agosto. “O curso não é só para quem quer ser ator. É para desenvolver a comunicação, a oratória, a autoconfiança, aprender a se expressar melhor”, convida Bia. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo Instagram da instituição.
A grande festa de aniversário será o segundo Cultura na Praça promovido pela Casa Viva Meraki — o primeiro aconteceu no distrito de Bugre. Em Caratinga, a programação acontece das 15h às 20h e será totalmente gratuita. “Todo mundo está convidado, gente! Olha só, é para toda a família. Vamos ter recriação para as crianças, cinema a céu aberto, apresentação de teatro, apresentação circense, dança, forró, feira de gastronomia e artesanato, praça de alimentação, tenda montada, banheiros químicos com acessibilidade, intérprete de libras”, destaca a idealizadora.
O evento é viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Caratinga, Copasa e Subway. “Esse evento só está sendo possível por meio da lei Aldir Blanc, que vem para ajudar mesmo os agentes culturais e artistas. A Prefeitura também é fundamental, com a tenda, o palco, os banheiros. A Copasa vai garantir água para todo mundo se hidratar. E o Subway está com a gente desde sempre. Agradeço muito a todos que estão com a gente”.
Bia finaliza com um convite especial: “É um evento para todo mundo vir curtir, parar de falar que Caratinga não tem nada e comparecer para prestigiar esse evento que a Meraki está fazendo com muito amor”.
