Uma Bola de Futebol e o Maior Estrelão

Convido você a pensar comigo sobre a UY Scuti, a maior estrela em volume descoberta até hoje.

Explico esse nome: Scutum é o nome da constelação, palavra que em Latim quer dizer Escudo. Foi nela que essa estrela maior – a U-ípsilon – foi descoberta.

Assim, “Se a Terra fosse a bola de um campinho de várzea, a UY Scuti seria o estádio inteiro — e ainda sobraria espaço para muitas arquibancadas!”

Imagine um campo de futebol em uma de nossas cidades aqui em Minas. A bola no meio do campo representa a TERRA.

Agora, transforme esse campo inteiro em uma bola — é mais ou menos assim que a UY Scuti se compara à Terra. Segundo Wikipedia, essa estrela vermelha gigante é cerca de 909 vezes o tamanho do Sol. Como o Sol já é gigante para nós terráqueos — cabem nele “só” um milhão de Terras! — dá pra começar a ter uma ideia do tamanho da UY.

Em algumas estimativas, a UY é 1 700 vezes maior que o nosso Sol! Se a UY Scuti estivesse no lugar do Sol, seu “poderio” chegaria a engolir o Mercúrio, Vênus, a Terra, Marte e talvez até parte de Júpiter.

Escute o papo de Luiza e seu avô na praça de São João de Jacutinga. Eles jogam a “pelada” com as crianças do bairro. A bola está rolando e eles, conversando. O avô, ex-funcionário de uma fábrica, levanta a bola e fala:

“Luiza, se essa bola fosse a Terra, a U-ípsilon seria como aquele ginásio municipal, com arquibancadas cheias e teto de cobertura — e ainda sobrava espaço!”

Luiza arregala os olhos. O avô continua:

“E, assim como esse ginásio não pode ser visto todo de dentro, a UY nos mostra algo que vai além do que conseguimos olhar de perto: há algo muito grande lá fora. Mais do que o nosso campinho, mais do que a nossa vida, muito maior do que podemos imaginar.”

Aí vem a pergunta: O que isso nos diz sobre o Criador? Pelo menos três coisas:

  1. Sua Grandeza é inimaginável — se Ele criou algo que ocupa um ginásio inteiro enquanto nós estamos na “nossa” bola, Seu poder sustenta escalas que nem alcançamos.
  2. Nós sabemos disso — mesmo sem ver a UY Scuti a olho nu, é possível calcular o seu tamanho. Isso nos mostra que a MENTE que criou as leis da natureza é sábia, e digna de toda confiança. Isso é a nossa fé!
  3. Isso também nos leva à profunda humildade e admiração —somos pequenos, mas somos Ele nos criou e nos sustenta, não estamos só no campinho da vida — temos um público divino, um Criador que cuida de cada jogada.

Querido leitor, querida leitora, que você possa se abrir mais e mais para esse relacionamento

com o seu, com o nosso Criador!

Tenha uma semana tranquila – “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Ou – Ele verdadeiramente está ao nosso redor!

Rev. Rudi A Kruger – Faculdade de Teologia Uriel de Almeida Leitão – Caratinga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *