Caro leitor, é com sentimento do dever cumprido que hoje escrevo meu último artigo deste ano e não poderia deixar de agradecê-lo pelo tempo que disponibilizou na leitura dos demais artigos sobre gestão de tempo que escrevi com tanto carinho e com o objetivo principal de poder ajuda-lo a conquistar seus sonhos de forma mais equilibrada e organizada.
Espero sinceramente que os passos e pensamentos trabalhados em nossa coluna semanal possam ter sido mais um tijolo acrescentado na construção de suas metas e que se ainda não vieram os resultados, estes possam vir de forma consistente.
Mas hoje gostaria de pensar com você em tudo que tratamos até aqui de uma forma bem prática, proporcionando a você, por meio de uma ilustração, como podemos passar a enxergar nossas vidas e de que forma podemos conduzi-la na direção dos nossos sonhos.
Gostaríamos que pensasses em realizar uma viagem e provavelmente quando decides viajar, a primeira pergunta a ser respondida é PARA ONDE IREI? De fato é necessário saber exatamente onde quer chegar, não basta querer chegar em Ipatinga por exemplo, é preciso definir exatamente em que local de Ipatinga queremos chegar, assim não corremos o risco de gastarmos mais combustível do que o necessário ou mesmo de que este acabe antes de chegarmos em nosso destino.
Outra pergunta a ser respondida é QUANTO TEMPO LEVAREI? Saber quanto tempo pode levar a viagem me faz pensar na velocidade que desejo seguir, na quilometragem que devo percorrer e ainda a planejar paradas obrigatórias de reabastecimento e descanso, além de tornar meu destino alcançável e me manter no foco me impedindo de fazer paradas ou desvios desnecessários.
O QUE LEVAREI NA VIAGEM? Esta é mais uma pergunta que normalmente nos fazemos quando decidimos viajar. O interessante é que levemos a quantidade de coisas que cabem em nosso carro e que nos permitam uma viagem confortável e segura, evitando inclusive um maior desgaste das peças e combustível pelo excesso de peso.
Outro fator que deve ser considerado é QUEM IRÁ COMIGO NA VIAGEM? Não menos importante que as outras, esta pergunta tem influência direta no êxito da viagem, pois minhas companhias podem ser uma grande ajuda ou um grande atraso, dependendo de que tipos de acordos foram feitos e que tarefas foram distribuídas aos passageiros para que o período passado dentro do carro fosse o mais prazeroso possível.
QUAL É A MELHOR ROTA A SER TOMADA? A resposta a esta pergunta pode definir se a viagem vai ser mais rápida, mais desgastante, pois existem estradas mais esburacadas que outras e se é mais segura, pois a falta de acostamento ou pontos de parada podem ser cruciais em casos de imprevistos.
E por fim POR QUE FAZER A VIGEM? Considero esta, uma pergunta que deve ser respondida de forma criteriosa e clara, pois é a resposta positiva a esta pergunta que te faz chegar ao destino independente do que aconteça na estrada, é esta pergunta que te faz avaliar o ganho que terás quando chegar lá e medir, antes mesmo de iniciar o trajeto, se vale a pena sair de onde está e partir na direção do almejado objetivo.
Gostaria agora que você leitor fizesse uma breve aplicação, substituindo alguns pontos da viagem por partes de sua vida.
– O destino da viagem seria a meta a ser atingida, seus anseios, seus sonhos e devem ser claros e específicos. Evite sonhos genéricos como, ser feliz, ter sucesso, etc;
– O sonho deve ter um tempo, determinado por você, para que seja realizado, pois sem prazos seu sonho não sai da irrealidade;
– Seu carro seria sua rotina, portanto evite colocar coisas em sua rotina que te atrasem, te deixem desconfortável e desgastado ou mesmo te impeçam de alcançar seu sonho;
– Nunca esqueça que apesar de algumas vezes se sentir só, você não está só, seus relacionamentos, as pessoas que te rodeiam fazem, de uma forma ou de outra, parte do seu sonho, por isso busque constantemente acordos que facilitem sua chegada ao objetivo, pois os relacionamentos tem um grande poder de alavancagem e podem ser definitivos para seu sucesso;
– Lembre que suas decisões podem te afastar ou te aproximar da meta, por isso antes de decidir pense sempre nos ganhos que tal decisão pode te trazer, no que diz respeito às suas aspirações;
– E por fim, antes do início de qualquer planejamento profissional ou pessoal, lembre-se sempre de perguntar o porquê da ação a ser realizada, isto te poupará tempo pois, a certeza de estar no caminho certo te mantém focado até o alcance da meta.
Espero que estas dicas te ajudem, dentro de seu estilo de vida, a realizar a sua VIAGEM DOS SONHOS. Grande abraço e até breve!