FILMES BRASILEIROS PREMIADOS NO EXTERIOR
Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2016, prêmio máximo do cinema mundial, o Brasil não viu seu candidato “Que Horas ela Volta?” ser indicado a filme estrangeiro, porém comemorou muito a surpreendente indicação de “O Menino e o Mundo” na categoria melhor animação, concorrendo com sucessos de bilheteria (Divertida mente) e de crítica (Anomalisa, de Charlie Kaufman). O filme brasileiro ainda desbancou favoritos como “O Bom Dinossauro”. “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu, conta a saga de um menino à procura do pai, que saiu de casa em busca de melhores condições de vida. Em sua viagem, o garoto se depara com o mundo nunca visto por ele, impiedoso no avanço do capitalismo, que parece espremê-lo a cada cena. O espectador se depara com traços simples para uma animação de hoje em dia, porém com um conteúdo altamente crítico e universal. Não à toa, a história é contada sem falas, rompendo a dependência de linguagem. Os poucos diálogos entre os personagens são ditos em português ao contrário (assim como as informações nas placas) e são compreensíveis pelos gestos e expressões. O nome do menino, por exemplo, é Oninem. A trilha sonora, igualmente povoada por sons independentes de idioma, também é fundamental neste universo criado por Alê Abreu, um manifesto em forma de animação que cria muitas reflexões para o espectador.
O Menino e o Mundo faz lembrar que o Brasil já teve muitos filmes premiados no exterior. Segue abaixo alguns dos principais destaques.
CIDADE DE DEUS (Brasil/2002 – De Fernando Meirelles e Katia Lund)
O filme conta a história de dois garotos da Cidade de Deus que tomam rumos diferentes: um se torna fotógrafo, o outro traficante de drogas. O longa acumulou 65 prêmios e 36 indicações, incluindo 4 pro Oscar, de melhor Diretor, melhor Fotografia, melhor Roteiro Adaptado e melhor Edição. Catapultou a carreira de Fernando Meirelles, que fez posteriormente respeitados filmes no exterior, como “O Jardineiro Fiel” e “Ensaio sobre a Cegueira”. “Cidade de Deus” é atualmente o 21º melhor filme de todos os tempos segundo os usuários do IMDB, principal portal que cataloga filmes e artistas da internet.
CENTRAL DO BRASIL (Brasil/1998 – De Walter Salles)
A emocionante jornada de uma professora e um garoto em busca do pai que ele nunca conheceu. O diretor Walter Salles foi revelado para o mundo nesta trama que conseguiu 2 indicações ao Oscar, de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. No total, foram 36 prêmios e 21 indicações. Walter Salles emendou o também premiado Abril Despedaçado e rumou para Hollywood onde rodou o terror “Água Negra” e o indie “Na Estrada”.
TROPA DE ELITE (Brasil/2007 – De José Padilha)
O filme ficou conhecido como um dos mais pirateados da história do cinema nacional. Ainda assim, levou mais de dois milhões de espectadores para o cinema, só aqui no Brasil. Ganhou vários prêmios internacionais, como o Urso de Ouro no Festival de Berlim.
TROPA DE ELITE 2: O INIMIGO AGORA É OUTRO (Brasil/2010 – De José Padilha)
A sequência do sucesso Tropa de Elite tornou-se simplesmente o filme nacional de maior bilheteria, arrecadou 37 prêmios e alavancou a carreira de José Padilha, que rodou depois o blockbuster Robocop e a premiada série Narcos, do Netflix.
O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (Brasil/1997 – De Bruno Barreto)
O filme que aborda a ditadura brasileira foi indicado a melhor direção no Festival de Berlin e ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O QUATRILHO (Brasil/1995 – De Fábio Barreto)
A história sobre imigrantes italianos não só foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro como também é responsável pela Retomada, denominação dada ao renascimento do cinema brasileiro, que por muitos anos caiu no ostracismo com poucos investimentos e filmes esquecíveis. A partir de então, o Brasil retomou a produção de tramas premiadas internacionalmente, além de recuperar o prestígio nas bilheterias.
EU SEI QUE VOU TE AMAR (Brasil/1986 – De Arnaldo Jabor)
A trama simplesmente deu a Palma de Ouro de melhor atriz a Fernanda Torres, então com 20 anos, no Festival de Cannes. Um feito semelhante só ocorreria com o longa “Linha de Passe”, de Walter Salles, no qual Sandra Corveloni também arrecadou o prêmio em 2008.
O PAGADOR DE PROMESSAS (Brasil/1962 – De Anselmo Duarte)
É o único filme brasileiro até então a ganhar a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes. Além disso, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
O Brasil mostra com sua história e mais recentemente com a indicação ao Oscar de uma animação que tem muito para mostrar ao mundo e potencial para ganhar ainda muito mais prêmios.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
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