FILMES COM APENAS UM CENÁRIO
Muitos cineastas se utilizam de vários cenários e paisagens diferentes para trazer maior dinamismo às suas cenas. Principalmente os filmes de ação podem utilizar inclusive locações em vários países, o que sem dúvida dá um aspecto grandioso à produção, porém aumenta consideravelmente o orçamento. No entanto, temos outros exemplos de filmes que aliam histórias mais autorais com cenário único e consequentemente menor orçamento. Segue abaixo uma lista de dez produções que se utilizam apenas de um cenário durante boa parte do filme ou até mesmo no filme inteiro, e ainda assim conseguem manter o interesse do espectador, com cenas e diálogos incrivelmente dinâmicos.
FESTIM DIABÓLICO(1948 – De Alfred Hitchcock – Com James Stewart, John Dall, Farley Granger – Suspense)
Dois jovens, Brandon e Philip, matam David, um colega de escola, apenas par aprovar que podem cometer um crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, convidam todos para uma reunião no apartamento deles, servindo a comida em cima do baú onde está escondido o corpo da vítima. Todo o filme se passa exatamente no apartamento dos protagonistas, onde está ocorrendo a confraternização.
12 HOMENS E UMA SENTENÇA(1957 – De Sidney Lumet – Com Henry Fonda, Martin Balsam, Lee J. Cobb, John Fiedler – Drama)
Um grupo de jurados se reúne para decidir se um réu é culpado ou inocente. O veredicto precisa ser unânime. Dos 12 jurados, 11 culpam o réu. E aos poucos, o mais improvável vai ocorrendo, quando o único que defende a inocência do réu, vai convencendo um por um de seu ponto de vista. Porém, é improvável que convença a todos. Fique com a versão de 1957, que traz Henry Fonda na pele de um dos jurados. O clima teatral e claustrofóbico só ajudam a trama, fazendo com que o espectador mergulhe em um clima de ansiedade e intriga durante o desenrolar da história, passada em um único cenário, a sala de jurados.
CUBO(1997 – De Vincenzo Natali – Com Nicole de Boer, Maurice Dean Wint, David Hewlett – Suspense)
Seis pessoas completamente estranhas e de profissões e personalidades diferentes se veem dentro de um quarto em forma de cubo e nenhum deles tem a mínima ideia de como foram parar ali. Tentando escapar, eles descobrem que há vários outros cômodos de mesmo formato e precisam tomar cuidado com armadilhas que se acionam caso eles escolham caminhos errados. O filme foi um sucesso de bilheteria e acabou tendo outras duas sequências.
O QUARTO DO PÂNICO(2002 – De David Fincher – Com Jodie Foster, Kristen Stewart, Forest Whitaker – Suspense)
Meg acabou de comprar uma casa enorme e dos sonhos: quatro andares, mais quartos do que se pode contar,elevador e um quarto do pânico, cômodo blindado que serve para ser o local mais seguro da residência. Na primeira noite que ela e sua filha, Sarah, passam no local, um grupo de assaltantes invade a casa. As duas se escondem no quarto do pânico, porém o que os assaltantes procuram está guardado exatamente nesse cômodo.
DOGVILLE – (2003 – De Lars Von Trier – Com Nicole Kidman, Lauren Bacall, Paul Bettany, Patricia Clarkson – Drama)
Grace foge de gângsteres e vai parar em Dogville. Chegando à cidade, Thomas tenta convencer a população a esconder a fugitiva. Ele consegue, mas com o passar do tempo todos percebem a dificuldade de manter a decisão e começam a pedir favores em troca. O filme inteiro é gravado em um galpão, com riscos no chão indicando onde é a casa de cada um dos moradores. Até mesmo o jardim e o cachorro são indicados por palavras escritas no solo. Quando um personagem abre ou fecha uma porta (que também não existe), entendemos que ele está fazendo tal ação apenas por gestos e pelo barulho característico. E isso é uma tônica na história. Falando nela, temos um estudo psicológico e sociológico da melhor qualidade, com os verdadeiros sentimentos do ser humano revelados aos poucos. O bem e o mal se mesclam, e vemos que cada pessoa pode agir visando apenas seu interesse.
JOGOS MORTAIS(2004 – De James Wan – Com CaryElwes, Danny Glover, Michael Emerson – Terror)
Um dos filmes de final mais surpreendente dos últimos tempos, a trama se passa quase inteiramente dentro de um banheiro público com apenas dois personagens. Aos poucos, o espectador vai se dando conta de que as vítimas estão a mercê de um misterioso serial killer, que resolve fazer jogos sádicos em troca de liberdade. A franquia teve outras seis sequências.
DEUS DA CARNIFICINA(2011 – De Roman Polanski – Com Jodie Foster, Kate Winslet, ChristophWaltz, John C. Reilly – Comédia)
O filho do casal Penelope e Michael é agredido pelo filho do casal Nancy e Alan. Os dois casais se encontram na casa de Penelope para discutir a melhor forma de lidar com essa situação. Porém, aos poucos, o clima amistoso dá lugar ao caos e ao desespero, saindo totalmente do controle. “Deus da Carnificina” mostra que um único cenário e quatro excelentes atores em um roteiro genial compensa qualquer efeito especial, direção de arte, efeitos sonoros ou qualquer outra modernidade tecnológica que os blockbusters sempre perseguem.
COHERENCE(2013 – De James Ward Byrkit – Com Emily Baldoni, Maury Sterling, Nicholas Brendon – Ficção Científica)
Em uma noite de anomalia astronômica, oito amigos resolvem fazer uma festa enquanto um cometa passa pela Terra. Depois que a luz acaba, eles começam a questionar sobre a realidade em que estão vivendo. A maior parte da história se passa no interior de uma casa, o que dá um tom teatral para o filme. Além disso, os atores não tinham roteiro para decorar. Eles simplesmente sabiam como a cena deveria se desenrolar, gerando uma atmosfera de imprevisibilidade e espontaneidade dos atores, que levavam sustos da forma mais realista possível.
EX-MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL(2015 – De Alex Garland – Com DomhnallGleeson, Oscar Isaac, Alicia Vikander)
Um jovem programador é selecionado pela empresa onde trabalha a participar de um experimento científico que medirá a interação entre humanos e robôs. O filme se passa inteiramente na casa onde ocorre o experimento e isso não impediu com que o filme ganhasse o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
OS OITO ODIADOS(2015 – De Quentin Tarantino – Com Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh – Drama)
O caçador de recompensas John Ruth está se dirigindo para Red Rock para levar uma criminosa para a forca. No caminho, porém, enfrenta uma nevasca na qual precisa dar carona a outros dois sujeitos. Todos eles acabam tendo que passar a noite em um hotel onde encontram um misterioso grupo, no qual não se pode confiar em ninguém. O filme, apesar de ter outras locações, passa mais da metade do tempo ocorrendo dentro da pequena estalagem.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu e-mail: [email protected]