A Moral, palavra derivada do latim (mos, mors), é o conjunto de valores, normas, regras e princípios que norteiam a conduta humana em sociedade. A Ética, derivada do grego (ethos), significa a reflexão sobre os atos morais do indivíduo. Na história do cinema, muitos filmes abordaram este tema com sucesso, fazendo com que os espectadores reflitam sobre suas ações perante uma determinada situação, e como se colocar no lugar de uma pessoa com um dilema moral e ético. O assunto engloba tanto termos práticos, como decisões baseadas nos preceitos moldados pela sociedade em que vivemos, como no campo filosófico, trazendo certa complexidade a várias destas produções. Segue abaixo 10 filmes que tratam sobre este tema difícil e ao mesmo tempo necessário para compreendermos mais o que é ser humano.
O SOL É PARA TODOS (1962 – De Robert Mulligan – Com Gregory Peck, Robert Duvall, John Megna, Frank Overton)
Na década de 30, um negro é acusado de estuprar uma jovem branca. O advogado Atticus Finch, extremamente íntegro, concorda em defendê-lo, mesmo com boa parte da cidade sendo contrária à sua posição. Ao longo da trama, Atticus faz de tudo para absolver o acusado. O filme é um belo exemplar antirracista, com cenas emocionantes, em plena época em que os Estados Unidos conviviam com situações delicadas envolvendo preconceito racial, e que tem consequências até os dias de hoje. Vencedor de 3 Oscar.
LARANJA MECÂNICA (1971 – De Stanley Kubrick – Com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates)
Misturando drama e ficção científica, o filme aborda como seria se determinados seres humanos não tivessem o livre arbítrio. Alex é um jovem rebelde que após cometer um crime, passa por um tratamento que faz com que ele sofra espasmos de dor ao cometer atos tidos como criminosos e fora dos padrões da sociedade. Será que poderíamos nos considerar livres tendo ferramentas ou tratamentos de tortura para quem foge às normas da sociedade? Um filme complexo e aclamado, indicado a 4 Oscar.
PONTO DE MUTAÇÃO (1990 – De Bernt Amadeus Capra – Com Liv Ullmann, Sam Waterston, John Heard)
Um dos filmes mais pesquisados por conta de sua riqueza de detalhes quanto ao estudo filosófico, social e psicológico do ser humano. Sonia Hoffman tem o arquétipo de cientista, demonstrando visão racional e desiludida com os rumos da ciência. Thomas Harriman é o poeta, com visão espiritual e emocional. Jack Edwards é o político, confuso com o rumo de sua própria vida depois de perder a eleição para presidente dos EUA. Em um castelo medieval na França, os três discorrem sobre diferentes pontos de vista, onde moral e ética acabam se tornando questões frequentes.
ADVOGADO DO DIABO (1997 – De Taylor Hackford – Com Keanu Reeves, Al Pacino, Charlize Theron)
Kevin Lomax é um advogado bem sucedido, que nunca perdeu um caso. Durante um julgamento, fica claro para Lomax que seu cliente é culpado da acusação de molestar crianças. Entretanto, continua seu trabalho, convencendo o júri a inocentar o réu. A advocacia é palco de vários conflitos morais e éticos neste sucesso do cinema.
O SHOW DE TRUMAN (1998 – De Peter Weir – Com Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney)
Truman é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com a esposa. Ele acaba ficando intrigado com o comportamento das pessoas próximas a ele e tenta descobrir o que está acontecendo, mal sabendo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional. O filme aborda questões que entraram em voga até mesmo depois de sua produção, como a moda dos reality shows.
EFEITO BORBOLETA (2004 – De Eric Bress e J. Mackie Gruber – Com Ashton Kutcher, Amy Start, Melora Walters)
Evan tem a capacidade de voltar no tempo. Porém, toda vez que utiliza o dom para consertar sua vida, acaba estragando cada vez mais. O poder de mudar sua vida e a de outros já esbarra em conflitos morais e éticos o suficiente para um filme. Abordado de forma leve, esse sucesso de Hollywood acaba levando a discussão para o grande público.
CRASH: NO LIMITE (2004 – De Paul Haggis – Com Sandra Bullock, Matt Dillon, Brendan Fraser, Don Cheadle)
Depois de um acidente de trânsito, o destino de várias pessoas se cruzam, revelando dramas pessoais e preconceitos raciais. As muitas histórias fazem com que o espectador reflita sobre temas polêmicos e essenciais, sobretudo a xenofobia e o racismo. O filme independente surpreendeu e arrebatou 3 Oscar, inclusive no prêmio principal.
O ABUTRE (2014 – De Dan Gilroy – Com Jake Gylenhaal, Riz Ahmed, Rene Russo, Bill Paxton)
Lou Bloom é um sujeito avesso à sociedade e que procura desesperadamente um emprego. Ele entra no mundo do jornalismo criminal, filmando flagrantes de crimes e acidentes na noite de Los Angeles. O grande trunfo do filme é a discussão de como a mídia atualmente pode perseguir uma reportagem a todo custo, inclusive a moldando da forma que mais lhe pareça conveniente, visando primeiro a audiência em detrimento ao público. O filme foi indicado a 4 Oscar.
O JARDINEIRO FIEL (2005 – De Fernando Meirelles – Com Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Bill Nighy)
Baseado na obra de John Le Carré, a trama discute questões sociais e humanas, com ênfase na investigação que busca desmascarar uma poderosa indústria farmacêutica que faz operações ilegais utilizando cobaias humanas. As críticas sociais novamente estão presentes nesta primeira incursão do diretor brasileiro Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) em Hollywood. O filme foi indicado a 4 Oscar.
O VOO (2012 – De Robert Zemeckis – Com Denzel Washington, Nadine Velazquez, Don Cheadle, Bruce Greenwood, John Goodman)
Whip Whitaker é reconhecido por ser um mestre na arte de pilotar aviões. Em um de seus voos, consegue salvar os passageiros com uma série de manobras depois de uma pane. Porém, é levado de herói a vilão depois que descobrem que o piloto estava embriagado e que tem um histórico de álcool e drogas. O filme reflete sobre a possibilidade, ou falta dela, de um funcionário conseguir realizar suas atividades sob influência de algumas substâncias. O filme é dirigido por Robert Zemeckis, responsável por clássicos como “De Volta para o Futuro”, “Forrest Gump: O Contador de Histórias” e “Náufrago”. Foi indicado a 2 Oscar, inclusive de Melhor Ator para Denzel Washington.
Warny Marçano é blogueiro do WCinema (www.wcinema.blogspot.com), composto por resenhas de filmes e notícias em geral da sétima arte.
Dúvidas, elogios e sugestões, favor enviar para o meu e-mail: [email protected]