CARATINGA – Na noite de ontem, foi pedido pelos vereadores Diogo de Oliveira, Elias José, Eva Maria, Roberto Carlos de Almeida, Sebastião Fausto da Silva e Rômulo Fabrício, a instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar a contratação do advogado Alexsandro Victor de Almeida.
De acordo com o requerimento, o advogado foi contratado na época em que o presidente da Casa era José do Carmo Fontes, atual secretário de Obras, como auxiliar parlamentar para realizar serviços como redigir e revisar documentos, elaborar e revisar minutas e relatórios, auxiliar nos serviços da secretaria, elaborando atas, orientando as gravações das reuniões da Câmara, operando o sistema de som, manutenção e instalações dos microfones, responder pela guarda, segurança e fechamento das dependências da sede, assistir aos vereadores nas elaborações legislativas, auxiliar na redação de informativos à imprensa, realizar trabalhos gerais de escritório e executar outras atribuições compatíveis com a natureza do cargo, mediante determinação superior.
Segundo consta no requerimento, Alexsandro assumiu o cargo comissionado representado pelo símbolo CL1, cuja remuneração é de R$ 678,00, mas recebeu pelo período em que esteve contratado a gratificação de 200%, recebendo algo em torno de R$ 2.100,00 e nunca foi visto exercendo as funções. Ele foi contratado em 3 de junho de 2013, sendo exonerado em janeiro deste ano.
Ainda de acordo com o documento, o advogado presta serviços em outros municípios próximos, portanto não poderia acumular cargos públicos.
Na 3ª promotoria de justiça do Estado, na comarca de Caratinga já existe inquérito civil de número 0134.04.000043-9, na área de atuação do patrimônio público, onde foram requeridas diligências.
Assinaram o pedido de instalação de CPI os vereadores Diogo de Oliveira, Elias José, Eva Maria, Roberto Carlos de Almeida, Sebastião Fausto da Silva e Rômulo Fabrício.
A vereadora Andreza disse que não assinou o requerimento, pois o advogado já a ajudou com seus serviços como funcionário da Câmara.