* Lucy Rosane de O. Vieira Raposo
Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire)
Se aqui estivesse conosco, ontem, dia 19 de setembro, Paulo Freire, brasileiro, educador por excelência, completaria 94 anos de existência, sendo destes, em sua maioria dedicados a tarefa delicada e tão necessária de educar, em especial, as classes populares que em nosso país teve esse direito social postergado.
Para ele, a educação é tarefa de muitas mãos e não apenas das escolas. Mas, também dos pais, da família, dos professores e professoras, da sociedade civil e do Estado como provedor e mantenedor das políticas educativas.
Inspirados nessa herança deixada por Paulo Freire e demais educadores como: Lourenço Filho, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e muitos outros anônimos que estiveram na vanguarda da construção de uma Escola Pública de qualidade para todos é que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, sob a liderança da secretária Macaé Evaristo e sua equipe lançaram um movimento continuado de reflexão-ação-reflexão, a partir do diálogo e do exercício de ouvir estudantes, professores e comunidade, intitulado: VEM: VIRADA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.
Esse movimento de repensar a Escola Pública, a partir das Rodas de Conversa de estudantes e professores iniciado em junho deste ano, teve seu primeiro momento no interior das escolas. O objetivo é que cada unidade escolar possa avaliar sua trajetória e propor mudanças que façam a diferença na vida dos estudantes, especialmente, da juventude que nos últimos anos tem abandonado a escola. Isto é, a juventude mineira está ficando fora da escola. Em contrapartida, vemos o aumento alarmante dos índices de assassinatos de jovens negros, ampliando ainda mais a exclusão social que é reforçada quando os jovens abandonam as escolas, seus sonhos de vida, de futuro e de ascensão social.
Um segundo momento, Roda de Conversa nos Territórios de Desenvolvimento está sendo realizado em 17 regiões de Minas Gerais. Caratinga recentemente, sediou uma das Rodas de Conversa quando recebeu nas dependências do UNEC – Centro Universitário de Caratinga – Campus II – estudantes e educadores de 35 municípios, representando escolas das Superintendências Regionais de Ensino de Caratinga e Coronel Fabriciano, representantes da Secretaria de Estado da Educação e do UNICEF, responsáveis pela mediação das Rodas de Conversa. A participação efetiva desses sujeitos comprova que quando paramos para ouvir os protagonistas desse processo, há muitas possibilidades de mudança.
Um terceiro momento aconteceu ontem, no dia do aniversário de Paulo Freire quando os espaços das escolas e de seus entornos foram ou deveriam ser ocupados com diversas atividades, pensadas e organizadas pela comunidade escolar, envolvendo a juventude e educadores das escolas para atrair outros adolescentes entre 15 e 17 anos que estão fora da escola. Também aproximar a escola do universo do adolescente, a partir do envolvimento de vários atores sociais que podem contribuir para a melhoria do ambiente escolar e do desenvolvimento intelectual e humano do estudante. Você pai, mãe, artista, comunidade do entorno da escola, membro de associações, educadores, ex- alunos, profissionais de várias áreas, juventude aproximem-se e valorizem a escola de seu bairro. Contribua com seus talentos e ajude a educar as novas gerações construindo de forma coletiva e democrática, ações que contribuam para a melhoria e avanço da educação em Minas e garanta o acesso e a permanência de todos os nossos jovens a esse direito.
Diga NÃO à violência nas escolas, a depredação do patrimônio público que também é nosso, a evasão, a desvalorização dos professores e professoras e ajude a manter a nossa juventude na escola aprendendo e desenvolvendo toda a potencialidade intelectual e ética que o nosso país tanto necessita.
A Virada não terminou ontem. É um movimento contínuo pela Educação.
Portanto, VEM!
* Profª Lucy Rosane de Oliveira Vieira Raposo. Mestre em Educação pela PucMinas; Graduada em Letras e Pedagogia (Administração e Orientação Educacional) pela Fundação Educacional de Além Paraíba -MG; Pós-graduada em Docência do Ensino Superior.pela Fundação Educacional de Caratinga- MG, Profª do UNEC nas disciplinas de Educação do Campo, Gestão Educacional, Políticas Educacionais e Educação de Jovens e Adultos; Pesquisadora da temática de Educação do Campo, Membro do Conselho Administrativo da Fundação Metodista de Ação Social e Cultural –BH, Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino – Caratinga