Faculdade de Teologia reforça proposta de ecumenismo durante ‘Café Teológico’
CARATINGA- A Faculdade de Teologia Uriel de Almeida Leitão (FACTUAL), vinculada à Rede Doctum, realizou na manhã de ontem, um “Café Teológico”, no Casarão das Artes. Além da captação de novos alunos, o objetivo foi divulgar o curso, o perfil do egresso e toda a estrutura que é ofertada. Na primeira etapa, as informações foram repassadas a um grupo de pastores e outros membros de igrejas evangélicas. Na sequência, representantes da Igreja Católica também seriam informados sobre a proposta.
De acordo com o coordenador do curso, pastor Jaelson Gomes, é importante que a comunidade tenha a consciência de que o curso de Teologia está de portas abertas àqueles que desejarem ter conhecimento na área. “Alguns têm acreditado que o curso tenha somente objetivo de atender aos evangélicos, mas na verdade estamos abertos a todos aqueles que querem de alguma ou outra maneira ter um conhecimento teológico maior, muito mais profundo. Inclusive está agendada até uma reunião com líderes católicos para que possamos informar sobre isso, porque é um curso científico. Bem verdade que vai trazer várias habilitações no que diz respeito ao conhecimento teológico, mas abrangente, assim como também na área sociológica, filosófica, antropológica. O curso não é exclusivo para uma classe ou grupo. É para a comunidade”.
Flávio Mateus, professor do curso de Teologia, acrescenta que não há barreiras para o aprendizado no curso de Teologia. “É um curso aberto a todas as religiões, às pessoas que tenham qualquer tipo de convicção, aonde se vai se estudar todas as religiões do mundo e terá condição de entender o universo teológico e científico. Hoje existe uma emergência muito grande para esse tipo de estudo, visto que existem muitos problemas relacionados à religião e à cultura religiosa”.
O professor ainda chamou atenção para o tema da redação do Enem 2016: ‘Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil’. Um dos possíveis caminhos é a discussão saudável sobre o assunto e o debate de ideias, por isso a importância do curso de Teologia. “Esse tipo de abordagem mostra o quanto é importante o curso principalmente para preparar as pessoas para o futuro, que está relacionado com o universo teológico. É importante que as pessoas estejam preparadas para esse universo, o teólogo do futuro não vai ficar somente dentro do universo religioso, mas dentro das instituições. É um mercado muito próspero. A religião é também uma ciência, mas cada uma tem a sua ótica, o interessante é preparar as pessoas para esse tipo de realidade”.
O CURSO
No Brasil, os cursos de Teologia, até o ano de 1999, sempre foram considerados como “livres”, ou seja, não eram cursos superiores e possuíam um currículo livre, a critério de cada Instituição de Ensino. A partir de 1999, o Ministério da Educação (MEC) passou a reconhecer cursos superiores de teologia com o Parecer nº 241/99 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação.
Em Caratinga, o curso foi autorizado pela Portaria nº 941, de 3 de dezembro de 2005 – Diário Oficial da União (DOU) de 4 de dezembro de 2015. Trata-se do primeiro curso teológico de nível superior na região e nasceu da continuação de um sonho do seu idealizador, o pastor e educador Reverendo “Uriel de Almeida Leitão”. De acordo com a instituição, a meta é oferecer uma formação acadêmica que coloque em relevo a construção da consciência social, política e espiritual, oportunizando o trabalho e a atuação neste importantíssimo campo simbólico que é a religião e a fé. A proposta é de que o egresso esteja habilitado a propor, criar e desenvolver atividades nas áreas de Capelania, Educação, Cidadania e de promoção humana.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O bacharel em pode cumprir as mais diversas funções, em instituições variadas, tais como: área de capelania escolar, militar, prisional, hospitalar, associações, ONG’s, instituições religiosas e magistério em escolas particulares e públicas, dentre outros.
Mais informações estão disponíveis diretamente pelo site www.doctum.edu.br.