Jovens que completam 18 anos até 30 de junho de 2016 devem se apresentar a partir de janeiro
CARATINGA- Jovens que completam 18 anos, entre janeiro e junho de 2016, são chamados ao alistamento militar obrigatório e devem se apresentar a partir de janeiro. Aqueles que moram em cidades que não possuem unidade do exército devem procurar o órgão mais próximo para se apresentarem e, posteriormente, serem dispensados.
Caratinga, que sedia uma unidade do Tiro de Guerra, tem parte do contingente que se apresenta anualmente aproveitado. De acordo com o delegado do serviço militar no município, 2º tenente Marcelo Silva, a média é de 700 alistamentos por ano. Destes, pelo menos 200 vão para seleção, para saber se serão distribuídos. “O pessoal de Caratinga passa por exame médico, entrevista e avaliação, para saber se está apto ou não a ser integrado ao time de guerra”, explicou.
Segundo o tenente, os jovens precisam ficar atentos ao cumprimento do prazo estabelecido, para evitar alguns transtornos. “Se não se alistar vai deixar de tirar passaporte ou atualizá-lo, não consegue entrar em nenhuma instituição de ensino ou emitir nenhum documento. Se ganhar algum prêmio na loteria federal não conseguirá sacá-lo. Também não pode fazer concurso público, fica fora até no caso de compra de imóvel, não consegue regularizar enquanto não estiver em dia com o serviço militar”.
Logo que o jovem conclui o serviço militar, deve se apresentar nos próximos cinco anos. No ano de 2015, o prazo para esta apresentação, será de 9 a 16 de dezembro. Isto pode ser feito através do site www.exarnet.eb.mil.br. “O cidadão que não tiver condições ou preferir participar desse exercício, pode fazê-lo através da internet. Assim que realizar todo o processo, emite o comprovante, guarda e no último ano traz, vem pessoalmente até uma junta, um órgão de serviço militar e apresenta para permanecer em dia”.